À frente da gerência técnica nacional de leite Brasil, Marcelo Machado cumpre a missão de levar tecnologia e desenvolvimento ao campo, aliados ao seu amor pela pecuária leiteira
Mylene Abud
Solidez técnica, honestidade, dedicação ao cliente e resiliência. Esses são os principais valores destacados por Marcelo Machado, Gerente Técnico Nacional de Gado de Leite da DSM, para o dia a dia de seu trabalho.
A escolha da carreira surgiu naturalmente em sua vida. Técnico em Zootecnia pela Escola Agrícola de Barbacena, que passou a se chamar IFET – Instituto Federal de Ensino Tecnológico, e Zootecnista com Mestrado em Nutrição e Produção de Ruminantes na Universidade Federal de Viçosa, Marcelo sempre teve afinidade com a pecuária leiteira. “Gosto de lidar com o campo, com os produtores e fui criado perto de vacas de leite”, explica.
Sua trajetória profissional na DSM, detentora da marca Tortuga, começou em 2014, como Assistente Técnico Comercial (ATC) das regiões do Alto Paranaíba e Triângulo, em Minas Gerais, seu estado natal e o maior produtor nacional de leite do País. “Há um ano e meio, eu me tornei Gerente Técnico Regional Sudeste de Leite e, há um ano, fui promovido a Gerente Técnico Nacional de Leite Brasil”, conta.
Marcelo Machado lidera uma equipe de 16 técnicos, espalhados por oito estados nas principais bacias leiteiras, envolvidos diretamente com a nutrição e demais orientações que têm como objetivo elevar a rentabilidade dos produtores. “Nossos ATCs visitam cerca de 200 mil vacas diariamente. No total, atendemos a aproximadamente 1,5 milhões de vacas, que produzem em torno de 3,5 bilhões de litros de leite ao ano”, destaca.
Para estar sempre perto do seu time, ele viaja pelo País para cuidar do desenvolvimento e da padronização da equipe, e pelo mundo, em busca de novas tecnologias e ferramentas que possam contribuir para a criação, junto com a equipe de Marketing, de produtos e estratégias para o mercado de leite no Brasil.
“O foco da DSM é atender às necessidades dos clientes, oferecendo soluções de alta tecnologia com o suporte dos nossos técnicos altamente qualificados. Nossa equipe de vendas atua de duas formas: ouvindo e visitando os clientes, para entender os desafios para o futuro e desenvolver soluções para as suas necessidades. Como grande inovadora do mercado nutricional e líder, a DSM tem essa pesada responsabilidade e, também, a função de democratizar estratégias e produtos, que ajudam a vida dos produtores, trazendo mais rentabilidade todo dia”, informa.
Para ele, trabalhar na DSM é motivo de alegria. “Sou muito feliz por estar na líder de mercado do Brasil em nutrição animal. O que me motiva é conhecer vários sistemas de produção, culturas diferentes e poder levar desenvolvimento ao campo, o que, sem dúvida, é feito na sua totalidade pela iniciativa privada no Brasil”, finaliza.