Tortuga® 70 anos!

Uma marca em constante evolução

Mylene Abud

Empresa familiar, fundada em 1954 pelo imigrante italiano Fabiano Fabiani, a Tortuga® logo se tornou referência para os pecuaristas por seu trabalho sério e pela qualidade dos seus produtos, além da eficiente assistência técnica nas fazendas. Ao introduzir, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica, desde então a marca Tortuga® vem contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da produção animal no Brasil.

Nesses 70 anos, a marca não apenas se consolidou no mercado, mas também cresceu, amadureceu, evoluiu. Criou e lançou diversos produtos consagrados pelos pecuaristas, que integram as linhas Bovigold® para bovinos de leite, Fosbovi® para corte a pasto e Fosbovi® Confinamento, que acaba de ser reformulada (leia mais na seção Especial); construiu uma das maiores fábricas de suplementos minerais do mundo em Mairinque (SP) e outra unidade próxima ao porto de Pecém (CE); desenvolveu o Centro de Inovação Tortuga na Fazenda Caçadinha, em Rio Brilhante (MS), para pesquisas aplicadas e testes de todos os seus produtos antes de chegarem ao mercado; inaugurou sua primeira unidade fora do Brasil, no Paraguai; expandiu suas operações pelo continente e, atualmente, está presente em 17 países da América Latina.

Em 2013, a marca deu um novo salto ao ser adquirida pela atual dsm-firmenich. Com novas tecnologias e ingredientes agregados aos famosos Minerais Tortuga, as soluções passaram a oferecem ainda mais performance aos pecuaristas. Juntas, Tortuga e dsm-firmenich se tornaram a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil.

De lá para cá, a companhia passou a promover o ISVIT (International Symposium on Vitamins and Technologies), evento técnico inédito na pecuária brasileira, que reúne as mais renomadas referências mundiais em nutrição de ruminantes (corte e leite) em palestras e workshops para consultores e especialistas que atuam em todo o país. Lançou a nova linha Bovigold®, ainda mais focada nos diferentes níveis de produção e fases dos animais com suplementos de alta tecnologia, que combinam CRINA®, RumiStar™ e metionina protegida.

Nesse processo de inovação contínua, digitalizou o Centro de Inovação Tortuga, implantando câmeras com inteligência artificial que monitoram o consumo e o crescimento dos animais, facilitando a coleta de dados e a tomada de decisões. Com isso, o Centro de Inovação se tornou um verdadeiro polo de pesquisa e desenvolvimento de produtos nutricionais e digitais, impactando positivamente a atividade pecuária e disseminando conhecimento para toda a América Latina.

Lançou o aplicativo Mais Arroba, em parceria com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), que auxilia o confinador a simular a rentabilidade do seu confinamento.

Introduziu ainda mais novidades no mercado brasileiro, com a tecnologia Hy-D®, metabólito composto por vitamina D3, essencial para o desenvolvimento de ossos mais fortes e para a absorção do cálcio e do ferro pelo organismo dos bovinos de corte e de leite.

Lançou o Censo e o Tour de Confinamento, que anualmente avalia o desempenho zootécnico e econômico dos rebanhos, em vários estados brasileiros, com o uso das tecnologias da companhia. O Benchmarking Tortuga®, programa que acompanha de perto os indicadores zootécnicos e financeiros em fazendas de gado de corte e leite em todo o Brasil. O Programa Qualidade do Leite Começa Aqui!, que incentiva e premia os produtores pela qualidade, quantidade e sustentabilidade da produção. O Lactour, para difundir as boas práticas e os cases de sucesso da pecuária leiteira. Além dos programas Aceleração, de relacionamento com clientes do canal Revenda e Cooperativa, de Gestão (PGDSM), que auxilia os produtores a transformar a fazenda em números e cria referências para que seja possível alcançar a melhor lucratividade na atividade, dos Simpósios Fábrica de Ração e dos Encontros de Cria.

“A Tortuga® é uma marca poderosíssima. As pessoas que a conhecem, dentro e fora da porteira, se apaixonam rapidamente por tudo o que ela representa e leva para o campo em termos de inovação, tecnologia e sustentabilidade”, ressalta Luiz Fernando Magalhães, presidente de Nutrição e Saúde Animal para a América Latina.

“A marca já era referência em suplementação mineral. Com a aquisição pela dsm-firmenich, a Tortuga passou a ser produtora de suplementos e aditivos de alta performance, sempre se transformando para melhorar a produtividade”, corrobora Tulio Ramalho, diretor da unidade operativa de Ruminantes Brasil, Paraguai e Uruguai.

Evolução contínua
E esta “jovem senhora” está cada vez mais antenada com as tendências do mercado e pronta para atender às necessidades tecnológicas e digitais no âmbito da pecuária 4.0.

Em 2022, um novo ponto de virada foi a aquisição da Prodap, hub que combina ofertas de tecnologia, serviços de consultoria e nutrição personalizada, para promover a eficiência e a sustentabilidade na pecuária, integrada ao guarda-chuva da dsm-firmenich. Entre outras vantagens, a união dos portfólios permite que os pecuaristas utilizem ferramentas, como a Inteligência Artificial (Lore), para gerenciar à distância tudo o que acontece na fazenda em tempo real, por meio de um celular, na palma da mão. E, assim, possam tomar decisões com base na análise desses dados, evitando problemas futuros como, por exemplo, ganho de peso dos animais abaixo do esperado.

“Com a soma dos conhecimentos da dsm-firmenich na parte nutricional e da tecnologia da Prodap, como a Lore e o FarmTell™, a Tortuga® passou a oferecer um pacote completo com base na tríade solução digital, consultoria e nutrição de ponta. E tudo isso fornecido por um único provedor”, destaca Luiz Magalhães. Os produtos tecnológicos, acrescenta, melhoram a performance do produtor e fazem a diferença em termos de produtividade e lucratividade. “Para a Tortuga®, o futuro já começou”, enfatiza.

Tulio Ramalho também fala sobre a importância de disponibilizar aos clientes todas as soluções em um mesmo lugar. “Levamos aos pecuaristas o pacote completo para a otimização da produção, de forma mais ágil e personalizada, em um mesmo provedor”, afirma. Para ele, ao unir tradição e modernidade, a marca está em constante evolução, de olho nas demandas do mercado. “As práticas mudaram e exigem cada vez mais eficiência e maior produtividade. E as fazendas precisam de melhor gestão e profissionalismo para ficarem competitivas”, analisa.

Caminho mais curto entre os dados e a decisão 

Vanessa Porto, Head de Pecuária de Precisão para América Latina, reforça a importância desse novo momento da marca, que considera vanguardista. “A união da tecnologia do portfólio FarmTell™ com as soluções nutricionais Tortuga® fez parte do processo evolutivo da marca. Passamos a trabalhar no conceito one stop shop, oferecendo aos nossos clientes o que chamamos de pacote completo para a otimização da produção: nutrição customizada, práticas de monitoramento da sustentabilidade, softwares de gestão que geram dados para tomada de decisão e acompanhamento, e o conhecimento de consultores referência no mercado”, aponta, assinalando que as informações e o processamento desses dados são essenciais para atender aos pecuaristas.  “É preciso conhecer as necessidades dos clientes, bem como medir e entender todos os problemas que influenciam a produtividade da fazenda, a fim de decidir quais intervenções devem ser feitas para melhorar a eficiência”, afirma.

O portfólio tecnológico das soluções fica sob o guarda-chuva da marca FarmTell™, ferramenta concebida para a pecuária de precisão, levando em conta o fato de que cada fazenda de corte ou de leite tem as suas próprias características, assim como as fábricas de ração. “É um sistema democrático, intuitivo, de fácil uso tanto pelo dono da fazenda como pelos vaqueiros, que permite a tomada rápida de decisão, tanto em grandes como pequenas propriedades”, ressalta.

Desde que começou a ser desenvolvida, a plataforma FarmTell™ já vem sendo utilizada por cerca de seis mil fazendas. Tem quinze mil usuários com acesso diários aos softwares, contabiliza cerca de cinco milhões de cabeças administradas pela solução e possui 2.500 vaqueiros na ponta, transformados em gestores de engorda com a tecnologia na palma da mão.

A plataforma se divide em cinco categorias destinadas à gestão de excelência em pecuária de corte e de leite e nas fábricas de ração: FarmTell™ Milk, FarmTell™ Mills, FarmTell™ Views, FarmTell™ Beef  e FarmTell™ Beef Smart .

E, para correlacionar todos esses dados colhidos e gerados, existe a Lore, Inteligência Artificial, que, entre outras funcionalidades, analisa milhares de informações de cada fazenda e avisa ao produtor sobre as ocorrências, onde focar, o que resolver e, até mesmo, prevê o melhor momento de atuar. “A Lore é uma ferramenta agnóstica que se conecta a qualquer tecnologia de mainstream. Ela se alimenta de bancos de dados para gerar insights”, explica Vanessa.

Inovação e sustentabilidade

Vanessa Porto, Luiz Magalhães e Tulio Ramalho são unânimes ao afirmar que a inovação passa necessariamente pela sustentabilidade. “Muitos pecuaristas brasileiros já estão buscando projetos de crédito carbono, tema que está cada vez mais presente. E várias fazendas já estão preocupadas com a questão, que já se tornou uma exigência de mercado, e vêm adotando medidas. No entanto, muitas vezes, não têm ideia do real impacto ambiental”, afirma. Vanessa.

Para ajudar os pecuaristas a calcularem os seus impactos, o portfólio da companhia disponibiliza uma solução pensada para tornar visível o invisível. O Sustell™, serviço inteligente que combina a mais avançada ferramenta de cálculo de pegada ambiental com sustentabilidade especializada, produção animal e conhecimento nutricional, surgiu para criar soluções sob medida e práticas e projetos de desenvolvimento de negócios sustentáveis e rentáveis.

“Sustell™ é uma ferramenta digital, no qual o pecuarista insere informações da fazenda, tipo de nutrição, características do sistema produtivo, entre outros dados da propriedade. E o software do aplicativo faz a análise do ciclo de vida em 19 quesitos, que incluem pegada de carbono, pegada hídrica, emissão de gases de efeito estufa”, exemplifica Vanessa Porto. “Se antes, o pecuarista precisava contratar várias consultorias para chegar a esses resultados, hoje, usando apenas um software, que fornece informações críveis, ele obtém o status de sustentabilidade da fazenda”, completa, informando que a ferramenta, atualmente disponível para o Gado de Leite, já está sendo desenvolvida para o Gado de Corte em conjunto com a Embrapa e pesquisadores internacionais. “Será compatível com a realidade do Brasil e que chegará ao mercado em breve”, anuncia.

E o conjunto de soluções da companhia não apenas detecta os problemas, como, principalmente, mostra os caminhos. “Temos a ferramenta digital Sustell™, temos técnicos para auxiliar no uso e nas decisões com base nos dados. E as soluções, como o Bovaer®, único aditivo registrado no País que promove a redução da emissão de metano pelos bovinos”, acrescenta Fernanda Marcantonatos Nogueira, líder de Bovaer® para a América Latina. Com uma pequena dose, em torno de ¼ de colher de chá por animal por dia, após 30 minutos de ingestão, o produto reduz a produção de metano ao inibir uma enzima da cadeia produtora deste gás dentro do rúmen. “Os resultados dos estudos demonstram ao menos 30% de redução de emissão, fator que pode ser ainda maior de acordo com a dieta dos animais e a dose do aditivo. Já são mais de 50 estudos publicados em todo o mundo demonstrando a eficácia do produto. Além disso, os experimentos comprovaram que o aditivo é seguro tanto para o bem-estar animal quanto para os humanos que consomem a carne e o leite produzidos com o Bovaer®, já que não foram identificados resíduos do aditivo nos alimentos”, enfatiza.

Para a Tortuga®, o futuro já começou

Integração de expertises, que encurtam o caminho entre os dados e a tomada de decisão e ajudam a desenhar soluções customizadas. Ferramentas digitais de gestão e para mensurar as pegadas de carbono, por meio da inteligência artificial. As portas para o futuro da bovinocultura leiteira e de corte já estão abertas!

E todas essas inovações estão conectadas ao compromisso da dsm-firmenich de viabilizar a redução de dois dígitos nas emissões dos bovinos nas fazendas até 2030 e de combater a insegurança alimentar, alinhada aos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), e que já afeta 9,8% das pessoas no mundo. “E a tecnologia é parte fundamental dentro desse processo”, frisa Luiz Magalhães.

E a Tortuga®, há 70 anos, faz parte desse movimento e prosseguirá desempenhando cada vez mais esse importante papel. “O que vemos hoje é a sofisticação de um modelo bem-sucedido nessa jornada de sete décadas da marca, associando nutrição, tecnologia e consultoria de forma holística, para trazer melhores resultados financeiros, perpetuidade do negócio e sucesso dos clientes. E o sucesso deles é o nosso!”, pontua Vanessa Porto. “O futuro, com sustentabilidade, tecnologia e inovação, é um caminho sem volta”, completa Fernanda Marcantonatos.   

“Sempre na vanguarda, a Tortuga® já está pronta para os próximos 70 anos!”, sentencia Tulio Ramalho.

“Os 70 anos da Tortuga® são apenas o começo”, acrescenta Luiz Magalhães. “Junto aos nossos clientes, seguiremos evoluindo e construindo um futuro cada vez melhor, com base em tecnologia, consultoria e nutrição”, finaliza o executivo.

E como parte do processo de evolução, alinhado aos conceitos de sustentabilidade e inovação da companhia, em breve, o Noticiário Tortuga passará a ser 100% digital. Além de reduzir o impacto ambiental, essa mudança tornará mais acessível o conteúdo da revista, que poderá ser lida no computador, no celular, no lugar onde o leitor estiver. Aguarde!

Box: Time dos sonhos

Por trás de toda essa trajetória de sucesso e de constante inovação, estão as pessoas da equipe de ANH Ruminantes dsm-firmenich. “Gostaríamos de agradecer a todos que fazem parte dessa história. Aos nossos clientes, pois a marca chegou até aqui porque eles viram os nossos diferenciais e apostaram nas nossas soluções. E a todos os nossos colaboradores, um time extremamente capacitado e engajado”, ressalta Luiz Magalhães.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 1.600 colaboradores diretos e indiretos (quase 800 no campo), no Brasil e na América Latina. “Não há outro negócio que tenha tanta representatividade”, avalia Luiz Magalhães.

Tulio Ramalho também destaca a importância dos 3.500 pontos de vendas da marca, espalhados pelo Brasil. “É a força das revendas e cooperativas agropecuárias. São os nossos colaboradores, parceiros e clientes que fazem tudo acontecer”, atesta.

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