Sucesso no Freio de Ouro, o cavalo crioulo Guitarreiro Fortacho já está se preparando para os próximos desafios
Com quase sete anos de idade, Guitarreiro Fortacho vem encantando a todos nas provas que participa, conquistando vários prêmios importantes. O último deles foi recebido durante a Expointer, realizada entre 24 de agosto e 1º de setembro no município de Esteio, no Rio Grande do Sul. Após ficar em primeiro lugar na classificatória ao Freio de Ouro na cidade de Araranguá/SC, o cavalo disputou a final e obteve o 8º lugar na classificação geral da competição, que é a principal prova da raça crioula no País, considerada uma importante ferramenta de seleção.
Também em Esteio, em 2016, o jovem animal foi um dos finalistas em Morfologia da Expointer. E coleciona prêmios recebidos em diversas feiras e exposições, como o segundo lugar Cavalo Menor – Morfologia Passaporte, em Lages/SC (2016), e o primeiro lugar Cavalo Menor nas Exposições Morfológicas das cidades catarinenses de Tubarão e de Araranguá (2017).
De pelagem Tordilha, Guitarreiro Fortacho é um autêntico representante da raça, caracterizada pela silhueta harmônica e pelo equilíbrio perfeito. O cavalo crioulo é conhecido não só pela beleza e pelo temperamento dócil, mas também por sua rusticidade, adaptabilidade e resistência.
“Para chegar às finais de competições desse nível, as exigências são enormes. É preciso muito preparo físico dos cavalos e treinamento intenso para atingir a performance adequada. Para isso, a alimentação balanceada é fundamental, para suprir as necessidades do animal e garantir um bom rendimento”, conta Franqui Pereira da Silva que, em conjunto com Diego dos Santos Costa, é proprietário da Cabanha Dacosta (Santa Rosa do Sul/SC) e um dos donos do Guitarreiro Fortacho, ao lado do criador Tiago Schiling D’Avila (Cabanha Fortacho – Bagé/RS) e Antônio Andrigo da Silva Winck (Cabanha Winck São João do Sul/SC).
PREPARANDO UM CAMPEÃO
Franqui credita o bom desempenho de seu cavalo a fatores como a excelente genética funcional aliada à nutrição adequada. “Sua dieta tem como base a ração Dom Joaquim Equilibrium, produzida pela Coperja (Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado) com os Minerais Tortuga, e o KROMIUM®, suplemento mineral de alta biodisponibilidade da DSM, detentora da marca Tortuga, que é oferecido à vontade”, conta ele, que também é sócio da Dacosta, representante comercial dos produtos da empresa em Santa Rosa do Sul. Com o objetivo de atender às exigências de minerais dos equinos, asininos e muares, o KROMIUM® proporciona ao animal melhor vigor físico, bom aspecto corporal e excelente fertilidade. Dentre os benefícios, o produto melhora as funções físicas e imunológicas, garante maior agilidade na recuperação após esforços físicos intensos e reduz o surgimento de problemas ortopédicos (sobre ossos em potros), além de melhorar a fertilidade de garanhões e éguas e diminuir o estresse ao deixar os animais mais calmos e tolerantes. E se encaixa como uma luva na preparação do campeão Guitarreiro Fortacho.
A Linha KROMIUM® é formada ainda pelo KROMIUM® PROTEICO, único suplemento do mercado composto por minerais em forma orgânica e proteica de origem vegetal, indicado para animais em regime de pasto que não recebem ração concentrada diariamente; e o COEQUI PLUS, suplemento mineral de equinos para os desequilíbrios existentes, proporcionando maior vigor físico e fertilidade. Seu uso contínuo gera resultados positivos no que diz respeito à produtividade na criação e maior rendimento no trabalho e nas práticas esportivas.
Atualmente, Guitarreiro Fortacho está no Centro de Treinamento Três Pontas, em São João do Sul/SC, que pertence ao ginete Fagner Crescêncio, conhecido como “Fagão”. Preparação intensa para as próximas competições que virão. Planos para o futuro? “Ele já está em treinamento para o Freio de Ouro 2020”, responde Franqui Pereira da Silva, sem hesitar.