Noticiário Tortuga na TV chega à edição nº 500

No ar pelo Canal do Boi, programa da DSM dirigido aos produtores completa dois anos levando informações para uma pecuária 4.0 sustentável e lucrativa

Mylene Abud

No dia 26 de outubro de 2020, estreava no YouTube um novo programa concebido pela DSM, com o objetivo de oferecer conteúdo de qualidade a criadores de todo o País para a produção de proteína animal sustentável e lucrativa. Transmitido pelo Canal do Criador, o primeiro episódio do Noticiário Tortuga na TV já mostrava a proposta da atração: levar informações sobre temas como nutrição, tecnologias, manejo, gestão e bem-estar animal, com a consultoria do time de especialistas da área de Ruminantes da companhia, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais, no âmbito da pecuária 4.0.

Realizado inicialmente a partir de entrevistas virtuais em função da pandemia, em 2021, o NT na TV foi para o Canal do Boi, alcançando uma audiência ainda maior. O programa se solidificou, ganhou novos quadros e passou a contar com reportagens feitas in loco, diretamente de fazendas parceiras, empresas e de eventos do setor. E, no último dia 14 de outubro, chegou à sua 500ª edição!

“Esse número de programas é um marco, acreditamos que a comunicação é fundamental para o setor agro brasileiro. Há tantas novidades para mostrar, tantos avanços em genética, sanidade, nutrição, manejo, tecnologia. E é uma satisfação enorme receber especialistas, colaboradores e produtores, que compartilham pesquisas e experiências sobre tudo o que está acontecendo no campo e no mercado”, fala o Vice-Presidente de Nutrição e Saúde Animal para Ruminantes da DSM, Sergio Schuler, que participou da edição comemorativa de número 500 do programa.

“Para uma empresa baseada em ciência, como a DSM, a divulgação de informações e o compartilhamento de conhecimento é primordial para ajudar o pecuarista a produzir mais, melhor, com sustentabilidade, ter boas margens e estender esse sucesso ao longo de toda a cadeia produtiva”, destaca Juliano Sabella, Diretor de Marketing para Ruminantes da DSM.

Noticiário Tortuga na TV

Ao lado da tradicional revista impressa Noticiário Tortuga, produzida e distribuída pela empresa desde 1955, e do canal no YouTube Noticiário On-line, o NT na TV integra uma plataforma de conteúdos da DSM destinados a pecuaristas. E consolida uma parceria de mais de sete anos da companhia com a Publique, primeira e única agência de Propaganda, Comunicação e Marketing com foco 100% no setor agro.

Comandado pelos jornalistas Marcia Benevenuto e Cairo Rodrigues, o boletim diário completa dois anos no ar com novas matérias, entrevistas, cobertura de eventos, dicas de manejo e orientações técnicas sobre os principais temas que interessam ao setor.

Em 500 edições, o NT na TV já realizou mais de 700 entrevistas com colaboradores da empresa, pecuaristas clientes, parceiros comerciais, autoridades do agro, pesquisadores, professores, técnicos e analistas, entre outros. Presencialmente, o programa já passou por 14 estados e, para 2023, estão previstas reportagens em todo o território nacional.

“É um prazer fazer parte do Noticiário Tortuga na TV desde o seu início, e não paramos de levar informações aos pecuaristas nem durante a pandemia! Nesses dois anos de atividades, muitos produtores nos contaram que aproveitam os conteúdos das entrevistas técnicas como fonte de pesquisa e modelo para implementação em suas fazendas”, revela Cairo Rodrigues.

Marcia Benevenuto ressalta a trajetória do programa televisivo, versão digital de uma das mais antigas publicações impressas do setor, que acompanha a história de quase 70 anos da companhia. “Tenho muito orgulho de prestar um serviço de comunicação para o agro do Brasil e me sinto privilegiada por poder conviver diariamente com pessoas que atuam em um segmento tão nobre, que é o de abastecer a mesa das famílias com alimentos oriundos das atividades de produção animal”, afirma.

Na estrada

Neste ano, com o retorno às atividades presenciais, o programa começou a mesclar as gravações no estúdio com as externas, feitas no campo e em eventos. E o cotidiano da equipe também mudou. “Estamos encontrando pessoas que só conhecíamos virtualmente, acompanhando de perto a lida nas fazendas, interagindo. E está sendo ótimo”, fala Cairo Rodrigues.

A opinião é compartilhada por Marcia Benevenuto, que destaca algumas curiosidades das gravações in loco, como as condições climáticas. “Em um dos programas realizados direto de uma fazenda parceira, estava um calorão e, de repente, desceu uma chuvona. Tivemos que mudar para um lugar coberto. Na cidade, quando tem previsão de chuva, os apresentadores costumam falar que o tempo está ruim. Mas eu finalizei a gravação apontando para a chuva e dizendo: ‘Encerro o programa de hoje com tempo muito bom e espero que todos aproveitem demais essa dádiva do céu!’”, exemplifica.

Entre as curiosidades, Marcia também cita as “participações especiais de convidados ilustres” que aparecem de improviso, como cavalos, pássaros, bois, vacas e até uma porquinha com seus filhotes. “Outro dia, enquanto gravávamos, passou ao fundo um mutum desfilando. Isso mostra que até o NT na TV é sustentável”, conclui a jornalista.

E vem muito mais por aí! “O programa vai se tornar cada vez mais presencial, visitando 100% dos estados brasileiros, mostrando todas as diferentes pecuárias que a gente tem. E vai ser ainda mais gostoso de assistir, levando informações e novidades ao produtor, mostrando a ele como ter produtividade, que é o objetivo principal do programa”, atesta Cairo Rodrigues.

“A comunicação é fundamental, não apenas para levar conhecimento para dentro da porteira, mas para falar com a cadeia como um todo. Os avanços vêm de vários elos e áreas, seja em uma embalagem, em logística reversa, na modernização dos suplementos utilizados, em sanidade, genética. Por isso, é preciso contar o que está acontecendo, falar com todos e escutar também, em prol da evolução conjunta para uma pecuária eficaz e sustentável”, finaliza o Vice-Presidente de Nutrição e Saúde Animal para Ruminantes da DSM, Sergio Schuler.

Com 15 minutos de duração, o Noticiário na TV é exibido de segunda a sexta-feira, às 7 da manhã (horário de Brasília), pelo Canal do Boi, e pode ser acompanhado na Web pelo portal www.sba1.com e na TV pelos canais da NET (Canal 190), Claro TV (Canal 190), pelas parabólicas analógica (1.280 MHz Star One C2) e digital (DVBS Frequência de descida 3.993 MHz, Symbol Rate 12.416 Mbaud | Descida Horizontal | Satélite Star One C2). Ou, ainda, pelo YouTube da Tortuga, uma marca DSM, e pelas redes sociais @tortuga.dsm.

Leia também

plugins premium WordPress