No Paraguai, DSM consolida parceria com produtores locais e participa do Congresso Latino-Americano de Leite

Enrique Lurman Gill
Commercial Technical Consultant Dairy & Feedmills
DSM Nutritional Products Paraguay S.A.

Em 2023, a marca Tortuga completa 30 anos no Paraguai. Pioneira na nutrição mineral e vitamínica, na vanguarda de novas tecnologias e inovações, a experiência e o comprometimento da equipe técnica e a excelência dos produtos tornam a empresa a principal parceira dos pecuaristas no país.

Com um rebanho leiteiro de 193,4 mil vacas (IFCN, 2021), o Paraguai registrou uma produção anual de 1,100 mil litros de leite em 2021 (FECOPROD, 2021 – Día de la leche), volume que o situa entre os maiores produtores do Cone Sul. Do total do leite processado, estima-se que 87% do volume seja captado através de cooperativas (IFCN, 2020). São mais de 5,5 mil fazendas produtoras de leite e 75% delas têm, em média, 20 vacas ou menos, espalhadas principalmente pelas regiões de Central, Caaguazu, Alto Paraná, Itapúa, San Pedro, Canindeyú e Chaco (Colônias Mennonitas). E, nos últimos cinco anos, tem sido constatado um aumento na média de produção por lactação (+4% aa), chegando a 5,25 mil litros. Ou seja, ainda existe um grande potencial para alavancar esse valor.

Nesse cenário, a equipe técnica da DSM cumpre o papel fundamental de dar assistência e acompanhar os produtores, com serviços que vão desde a nutrição e o manejo da propriedade até a gestão de dados, o treinamento da mão de obra, instalações, sanidade, qualidade do leite etc. Entre as principais ferramentas de assistência técnica, estão as análises bromatológicas, as medições constantes de matéria seca dos ingredientes, as formulações, os ajustes de dietas, a medição de tamanho de partículas e a homogeneidade de mistura com o uso das peneiras da Penn State, as recomendações de manejo, as capacitações e o controle de pH urinário em vacas pré-parto. Há, ainda, as medições de níveis de betacaroteno em sangue com o uso do I-Check.

A linha Bovigold® abrange todas as etapas de vida dos animais, composta pelos Minerais Tortuga, o blend de óleos essenciais do Crina®, o Rumistar™, que é a alfa-amilase utilizada em ruminantes, betacaroteno, vitamina com altos benefícios na reprodução, o Hy-D®, metabólito composto por vitamina D3, essencial para o desenvolvimento de ossos mais fortes e para a absorção do cálcio e do ferro pelo organismo. de e o conceito OVN® (Optimum Vitamin Nutrition), que garante a formulação adequada dos suplementos nutricionais quanto à quantidade e ao tipo de vitamina. Todas estas tecnologias exclusivas fomentam a diminuição no uso de antibióticos, contribuem com o balanço oxidativo, promovem o bem-estar animal e favorecem a longevidade das vacas, que é um dos Business Drivers da companhia.

Em agosto, a DSM participou do Congresso Latino-Americano de Leite em Juan Eulogio Estigarribia (Ex Campo 9), com palestra do médico-veterinário e Gerente de Desenvolvimento de Mercados LATAM, Rodrigo Costa, que falou sobre os principais pontos de otimização de dietas em vacas de alta performance e o uso de métodos, ferramentas e tecnologias que permitem, junto com o processamento de dados da fazenda, obter segurança nas dietas, vacas mais saudáveis e, consequentemente, melhoria na produção e lucratividade na atividade. E com a apresentação a campo de Enrique Lurman, engenheiro-agrônomo e CTC de Leite e Fábrica de Rações, sobre recomendações e boas práticas na utilização de vagões misturadores, com demonstração prática de todas as etapas, os cuidados e as ferramentas necessárias, visando a uma ótima qualidade de mistura da TMR.

Como não poderia faltar, durante o Congresso, também houve uma gira técnica para visitar clientes e produtores na região.

Fale conosco:

0800 110 6262

Sigam nossas redes socias:

    Quer receber nossas novidades em primeira mão? Cadastre-se!