Homenagem às mulheres do agro!

Grupo interno de colaboradoras da companhia, o Pecuária Delas foi fundado em 2021, com o objetivo de criar e fomentar ações que incentivem o trabalho feminino no agronegócio. Para homenagear essas mulheres, em março, mês dedicado a elas, selecionamos algumas histórias inspiradoras de nossas colaboradoras, que compartilharam conosco suas jornadas pessoais e profissionais, as quais dividimos nesta edição com vocês!

MARÍLIA GUIMARÃES ANDRADE

Marilia Guimaraes “Estou na área comercial há 16 anos, sou médica-veterinária e, atualmente, trabalho como gerente de contas do canal Revendas e Cooperativas em Goiás. O meu desafio nesta função é o ‘aculturamento’ do canal junto ao nosso time e o desenvolvimento do varejo como um todo, buscando estratégias diversas para fazer o negócio do cliente acontecer com inovações e satisfação, pois não importa o tamanho da revenda, cada cliente é único e é especial para nós! Não vou negar que, durante a minha formação e nessa caminhada profissional, apareceram diversos obstáculos, como preconceitos, menosprezando a capacidade do trabalho feminino. Tudo isso serviu de estímulo para não desistir e buscar fazer a minha história. Agradeço a todos da dsm-firmenich, onde temos um ambiente saudável de trabalho com total suporte, somos uma equipe mista de homens e mulheres em busca de resultados. Empresas como a nossa estão aí para mostrar que somos capazes de formar um ótimo time com as nossas diferenças. Falando agora um pouquinho do lado pessoal da Marília, tenho uma missão maior na vida que é  ser a melhor mãe da Maria Fernanda, uma moça de 13 anos, linda por fora e por dentro, que é a razão do meu viver. Desde os seus quatro anos, ela acompanha a mamãe nessa jornada de escolha profissional. A distância durante as viagens é bastante desafiadora, mas sempre me faço presente na vida dela! Sou uma mãe feliz, uma filha dedicada, uma mulher realizada, uma funcionária engajada e gostaria de deixar aqui um recado: todos os dias, nós devemos buscar realizar os nossos sonhos, como profissional, como mulher, como mãe e como pessoa!”

MILENA WATANABE

“Tenho 37 anos, sou zootecnista e consultora técnica comercial de bovinos de corte na gerência São Paulo. Minha função é fornecer aos clientes ativos e prospects informações técnicas sobre a utilização dos nossos produtos e estratégias para aumentar a produtividade na fazenda com uma suplementação adequada, com o objetivo de alcançar sempre excelentes resultados no rebanho. Sou apaixonada pelo trabalho que faço. Conhecer diferentes sistemas de produção, estudar e avaliar as melhores estratégias para que o cliente possa ter a melhor rentabilidade e prospere ainda mais na atividade são tarefas diárias que realizo com prazer. Trabalho nessa área desde 2010 e é claro que sempre há dificuldades no caminho. As longas viagens, muitas vezes por estradas perigosas, dormir em hotéis e cidades diferentes, conquistar o respeito como técnica e mostrar meu potencial para o cliente e representantes nem sempre são tarefas fáceis. Porém, o reconhecimento através do cliente, representante e equipe envolvida pelo bom trabalho executado é o que faz todo o esforço valer a pena. Nesses 14 anos, reconheço que não foi uma jornada fácil como mulher na pecuária, em que a maior parte dos colegas e clientes são homens. Presenciei vários episódios de piadinhas, assédio e dúvidas sobre minha capacidade em outras empresas. E percebo que devemos procurar um lugar para trabalhar em que nos sentimos bem e somos respeitadas. Eu me sinto muito à vontade na dsm-firmenich para expressar minhas opiniões e sugestões, meus colegas sempre me respeitam e posso realizar meu trabalho da melhor maneira possível!”

REBECA LIMA

“Sou médica-veterinária e atuo como gerente de contas Nordeste no canal Revendas há três anos, expandindo a atuação para a região do MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins). Nossa missão é desenvolver o time comercial nas negociações com este canal, considerando a importância do varejo para o nosso negócio, ‘empoderando-os’, de maneira a serem protagonistas nesta relação, trazendo os melhores resultados para a companhia e expandindo nosso market share. Encantamos nossas revendas, levando propostas de valor, fidelizando-as e construindo relações longevas e de confiança. É desafiador e incrível, ainda mais quando se concilia a missão de mãe solo ao cotidiano de viagens semanais. Tenho um filho maravilhoso, o Gabriel, de 12 anos, com suas demandas, mas, seguramente, afirmo que sou a melhor mãe que conheço. Ele também é o melhor filho do mundo! É possível, sim, realizar-se profissional e pessoalmente, sendo mulher, honrando o feminino, sendo feliz diariamente. Agradeço à dsm-firmenich por todo o cuidado com seus colaboradores e, em especial, às mulheres.”

SIMONE FROTAS

“Formada em Zootecnia, há 15 anos atuo na empresa como consultora técnica comercial, focada no atendimento a campo de produtores de bovinos de corte nos estados do Maranhão e Piauí. O que mais me motiva na rotina diária da profissão são os desafios impostos pelas vendas, em que temos, como objetivo final, a satisfação do cliente com entrega de serviço de qualidade. Além disso, no trabalho a campo, a resiliência é a principal característica que desenvolvi ao longo dos anos, me adaptando a locais e situações diversas, contribuindo de forma multidisciplinar e impactando positivamente os resultados dos clientes. De forma prática, é gratificante aprender com os mais experientes e, principalmente, com a ‘turma da fazenda’ (peões, capatazes e suas famílias). Com essa convivência diária profissional, aprendemos mais do que ensinamos e nos tornamos mais sensíveis, encontrando o verdadeiro propósito da consultoria técnica, que não é somente apontar e resolver problemas de forma mecânica, mas também ouvir e se dedicar a ensinar quando preciso. Como mulher atuando na pecuária, vejo que a representatividade ainda é baixa, considerando a grandeza do mercado agro. Porém há inúmeras oportunidades, principalmente para quem não tem receio de se adaptar e/ou renunciar a projetos pessoais. Isso porque parte do nosso sucesso profissional está ligado à alguma renúncia, o que torna a conquista final mais prazerosa. Sobre os desafios da profissão e a atuação no mercado, a rotina a campo é muito desafiadora, mas recebo muito apoio e suporte dos representantes comerciais e da equipe interna da gerência MAPITO. A dsm-firmenich cultiva um ambiente de diversidade para a atuação feminina, no qual podemos executar nosso potencial profissional, com liberdade e segurança para expressarmos nossas opiniões.”

VERÔNICA LOPES SCHVARTZAID

“Sou médica-veterinária e trabalho como gerente de produtos para Ruminantes. Hoje somo oito anos de carreira com atuação em áreas de marketing e gestão de produto.  Sou entusiasta da produção de proteína animal e poder aliar a base veterinária com a especialização em marketing me deixa extremamente realizada como profissional. Em minha função atual, meus desafios estão relacionados ao apoio a oportunidades do mercado de ruminantes na América Latina e na coordenação com times locais para alavancar as soluções de melhoramento de performance que a empresa tem a oferecer aos clientes. Como uma jovem mulher nessa carreira, vejo a evolução da participação feminina em nosso mercado, por vezes acompanhada do desafio de serem reconhecidas como profissionais de alta competência que são, mas que vem sendo vencido com o profissionalismo e o resultado de excelência que eu e minhas colegas agregamos aos negócios.”

Leia também