Da união de forças surge um gigante, impulsionado pela ciência, para criar produtos e soluções exclusivas com impacto positivo para as pessoas, os animais e o planeta
Mylene Abud
Uma potência global, com cerca de 340 unidades distribuídas por 60 países, uma equipe de quase 30 mil colaboradores (dois mil somente no Brasil), dois mil cientistas e pesquisadores de ponta no mundo todo, dezenas de centros de criação e laboratórios de aplicação, além de aproximadamente 150 instalações de premix e fabricação. Esse é o resultado da fusão entre duas empresas icônicas com valores compartilhados e impulsionadas pela ciência de classe mundial, que deu origem à multinacional suíço-holandesa dsm-firmenich. E que traz em seu bojo a herança de mais de 150 anos em pesquisa científica e inovação.
Com Dimitri de Vreeze como CEO, a nova companhia está organizada em quatro negócios de alto desempenho: Perfumaria e Beleza; Sabor, Textura e Saúde; Saúde, Nutrição e Cuidado; Saúde e Nutrição Animal.
Para Mauricio Adade, Presidente Regional da companhia para a América Latina e África e Global de Programas e Parcerias em Desnutrição, o histórico e os valores semelhantes da DSM e da Firmenich facilitaram todo o processo. “Unimos forças para alcançar novos patamares e um impacto ainda maior quando falamos de inovação. Juntos, estamos ainda mais bem posicionados para criar produtos e soluções exclusivas para os nossos clientes, com repercussões positivas no bem-estar das pessoas, dos animais e do planeta”, ressalta.
A opinião é partilhada por Luiz Roschel, Diretor Jurídico & Compliance Latam. “Separadamente, as duas empresas já tinham culturas semelhantes, orientadas por valores complementares, e histórias centenárias marcadas pela inovação e a qualidade. E esta foi a razão pela qual o nome de ambas foi mantido. Como dsm-firmenich, unimos nossos propósitos de moldar o futuro, ser uma força para o bem e ser responsável pelo resultado, juntamente aos nossos clientes. Estes são os alicerces e a forma como operamos”, complementa.
Sergio Schuler, Vice-Presidente de Nutrição e Saúde Animal da companhia, destaca a composição única da nova empresa no mercado, com foco em saúde, nutrição e beleza. “A dsm-firmenich investe maciçamente em tecnologia em todas as suas esferas de atuação. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, é aplicada tanto na área de desenvolvimento de perfumes e nutrição personalizada como na pecuária de precisão”, pontua.
“Somos referência mundial em soluções sustentáveis para a cadeia produtiva de alimentos e o uso de ingredientes naturais e renováveis nas diversas áreas de atuação. Vamos continuar firmes em nosso propósito de levarmos evolução juntamente com clientes e parceiros, para alcançar mudanças positivas e fazer a diferença no mundo”, completa Mauricio Adade.
Áreas de negócio
Você sabia que, ao tomar o seu café da manhã, o recheio de chocolate da bolacha, a essência de morango do iogurte e a margarina que você consome, além do seu complexo de vitaminas, tem ingredientes produzidos pela dsm-firmenich? Essas informações passam despercebidas porque a companhia vende a maioria dos seus produtos diretamente para outras empresas, e não para o consumidor final, no modelo conhecido como business-to-business ou B2B.
E esse é apenas um exemplo dentre uma infinidade de produtos fabricados pela dsm-firmenich, em suas quatro linhas de negócios:
- Perfumaria e Beleza: fragrâncias de alta qualidade com benefícios comprovados – sempre priorizando o consumidor – e que fazem as pessoas se sentirem ainda melhor, usando a mais completa paleta de ingredientes naturais, sintéticos e biotecnológicos.
- Sabor, Textura e Saúde: ajuda os clientes a criarem bebidas e alimentos deliciosos, nutritivos, acessíveis e sustentáveis. Proporciona satisfação e nutrição para os consumidores, sucesso nos negócios para os clientes e mais saúde para as pessoas e o planeta.
- Saúde, Nutrição e Cuidado: fornece às pessoas uma maneira de cuidar de sua saúde adicionando nutrientes essenciais à dieta, impulsionando a inovação médica, acelerando a recuperação e melhorando a qualidade de vida.
- Saúde e Nutrição Animal: possibilita a produção de proteínas animais saudáveis de forma eficiente e sustentável, aproveitando o poder dos dados para tornar as práticas de pecuária mais sustentáveis, produtivas e transparentes.
Por meio dessas quatro áreas, explica Luiz Roschel, a empresa está presente no dia a dia de bilhões de pessoas em todo o mundo, levando produtos e soluções diversas, como suplementos personalizados com vitaminas, ômegas e probióticos; tecnologia para a nutrição animal; soluções sustentáveis para toda a cadeia produtiva; tecnologia para agregar sabor, nutrição e durabilidade a alimentos e bebidas; fragrâncias finas e aromas diferenciados. “O processo de integração das equipes das duas empresas e a contribuição de cada área de negócio para os nossos propósitos já estão alinhados. Acreditamos em nossas capacidades conjuntas para alcançar passos ainda maiores no mundo todo”, afirma.
Segundo Mauricio Adade, o foco nesses quatro segmentos permitirá à empresa entregar soluções ainda mais completas e inovadoras para os clientes. “Só para dar um exemplo, a DSM é a maior produtora mundial de vitaminas enquanto a Firmenich domina o processo de encapsulamento. Imagine os benefícios da criação de produtos conjuntos, unindo as duas expertises, para encapsular moléculas com importante atuação no trato digestivo e que, dessa forma, tornam-se mais estáveis e podem ser melhor aproveitadas pelo organismo? Juntos, vamos desenvolver cada vez mais soluções criativas”, destaca.
“Na área de sabores, texturas e saúde, a DSM colocava vitaminas em determinados produtos, como a margarina, e a fermenich saborizava. Com a união, passaremos a ter soluções integradas e completas saindo da linha de produção”, ressalta Luiz Roschel.
Unidas por um mundo melhor
As soluções já existentes – e as novidades que virão por aí com a dsm-firmenich – têm como propósito impactar positivamente o bem-estar das pessoas, dos animais e do planeta. Além de contribuir para equacionar as principais questões contemporâneas, como as mudanças climáticas e a segurança alimentar de uma população mundial estimada em 8,5 bilhões de pessoas em 2030.
“Alimentar a crescente demanda populacional é um dos maiores e mais complexos desafios do nosso tempo e tenho orgulho de estar em uma empresa que pode e contribui ativamente para isso. Que oferece desde soluções para uma alimentação mais nutritiva para todas as fases da vida até a contribuição para um sistema alimentar mais sustentável, com compromissos mensuráveis relacionados à forma como o mundo produz e consome alimentos”, fala Mauricio Adade.
Acrescentando que a sustentabilidade é um valor intrínseco à nova corporação, ele cita como exemplo o Bovaer®, aditivo nutricional criado pela companhia especificamente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da pecuária. “O suplemento alimentar para ruminantes possibilita a redução média de 30% na emissão de metano entérica do gado leiteiro e, em média, 45% das emissões do mesmo gás em gado de corte, números comprovados por mais de 60 estudos científicos publicados em todo o mundo. Ou seja, são proteínas construídas com valor sustentável”, ressalta.
“O caminho para alimentar cerca de 8,5 bilhões de pessoas até 2030 e 10 bilhões até 2050 é a melhoria da produtividade. E isso somente será alcançado com o avanço das fazendas do futuro”, avisa Sergio Schuler, destacando, ainda, a importância da preservação do meio ambiente e da economia circular. “Tudo se transforma e necessitamos limitar cada vez mais os desperdícios. A solução está na ciência e na tecnologia, e a dsm-firmenich está comprometida em fazer parte dessa evolução”, afirma.
Abrindo as porteiras do futuro
No pilar Saúde e Nutrição animal, maior área de negócios da companhia no Brasil, o guarda-chuva da dsm-firmenich engloba a vasta experiência de décadas de campo de duas marcas pioneiras – a Tortuga® e a Prodap – que, agora, são uma só na oferta de soluções nutricionais de ponta, assistência técnica e ferramentas de gestão. E que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento no setor agropecuário e criar as fazendas do futuro, mais sustentáveis e produtivas – e, por consequência, fundamentais para atender à crescente demanda mundial por alimentos seguros e nutritivos.
Presente no Brasil e em 17 países da América Latina, a Tortuga® foi fundada em 1954 pelo imigrante italiano Fabiano Fabiani e adquirida pela DSM em 2013, conferindo à empresa a liderança no setor de suplementos nutricionais para animais no país. O portfólio inclui soluções exclusivas, como os Minerais Tortuga e as tecnologias CRINA®, RumiStar™, Hy-D® e Bovaer® − que desempenham papel crucial na saúde, produtividade do gado e na sustentabilidade da atividade, ao lado dos renomados serviços de consultoria e assistência técnica.
Com quatro décadas de história, a mineira Prodap se juntou ao grupo em 2022, agregando o fornecimento de soluções tecnológicas para os problemas enfrentados nas fazendas. Entre as principais soluções oferecidas para os pecuaristas, destaque para a Lore, inteligência artificial que amplia a capacidade de gestão e acompanhamento dos indicadores da atividade.
Segundo Sergio Schuler, a junção desses portfólios permite que a dsm-firmenich tenha uma proposta única no mercado, que vai estabelecer um novo marco para o campo: a pecuária de precisão. “Trabalhamos em duas frentes, que incluem a oferta de tecnologias em nutrição e em serviços, como coleta de dados, análise e consultoria. Nosso foco é o atendimento de qualidade ao cliente”, ressalta, acrescentando que a experiência do consumidor ficará ainda mais completa. “Aqueles que estão entrando na jornada da pecuária de precisão, utilizando softwares e Internet das Coisas (IoT) para coletar informações, analisando os diagnósticos, terão um diferencial competitivo, tornando a gestão mais eficiente e com menos desperdício, alcançando uma melhor conversão alimentar. E, certamente, serão pioneiros em várias frentes da pecuária. Como diz o ditado: “Quem sai na frente, bebe água mais limpa”, sentencia.
“E vem muito mais por aí para elevar o desempenho dos animais e os resultados dos nossos clientes!”, anuncia Sergio Schuler. “Produtos como o Bovaer®, que reduz as emissões de GEE da pecuária, ou o Veramaris, que extrai o Omega 3 a partir de algas, certamente têm o alinhamento com a sustentabilidade que está no DNA da empresa e serão alvo de novos desenvolvimentos. A dsm-firmenich é uma companhia baseada em ciência e investe R$ 3 milhões anualmente em pesquisa. Também estamos fazendo grandes avanços na linha Victus, que traz óleos essenciais como suplementos para melhor eficiência na nutrição animal”, adianta.
Para a dsm-firmenich, o futuro é agora!
Nova comunicação visual
Para marcar a fusão que deu origem à dsm-firmenich, a companhia lançou uma nova identidade visual. Composto por três esferas – duas em intersecção e uma mais afastada –, o logo pode ser interpretado de diversos pontos de vista.
Por não ter um início e um fim, os círculos trazem uma ideia de movimento, de continuidade. E, segundo Mauricio Adade, Presidente Regional da companhia para a América Latina e África e Global de Programas e Parcerias em Desnutrição, esse foi um dos pontos de partida para o design. “Esse conceito de movimento é extremamente conectado aos valores da companhia. Não se pode falar em inovação sendo estático”, explica, acrescentando a semelhança do formato do logo da empresa com o pêndulo de Newton, estrutura formada por cinco esferas (pêndulos) colocados lado a lado, e que auxilia o estudo da conservação da quantidade de movimento nas aulas de Física. “Essa metáfora nos ajuda entender a dinâmica de negócios do planeta”, afirma.
Quando posicionadas ao lado do nome da empresa, as três esferas suscitam o sinal gráfico de reticências, formado por uma sequência de três pontos. “É um modo de causar curiosidade, indicar que têm mais coisas ainda por vir. Inovação é futuro”, acrescenta Adade.
Para o Diretor de Arte do Grupo Publique Gutche Alborgheti, responsável pelo projeto gráfico e a diagramação do Noticiário Tortuga, além do movimento, as formas circulares e a tipologia das letras com bordas arredondadas usadas no design representam a modernidade. “E as reticências dão a ideia de continuidade, de transformação, criam uma expectativa. É o que chamamos de teaser na publicidade”, finaliza.