Sustell™ na Avoar Lácteos

Parceria em prol de uma pecuária leiteira mais sustentável, eficiente e de alta qualidade

Fernanda Marcantonatos Nogueira
Líder de Bovaer para América Latina
Fernanda Toledo
Coordenadora Comercial

Dentre as inúmeras mudanças pelas quais a pecuária brasileira já passou, a necessidade de fornecer proteína animal suficiente para uma população mundial crescente, enquanto reduz os custos ambientais de cultivo, catalisa a busca acelerada pela pecuária sustentável.

Diante desse cenário, que exige do mercado ciência inteligente e soluções inovadoras, a dsm-firmenich trabalha para transformar mundialmente o setor de nutrição e saúde animal, de modo que ele possa fornecer as soluções que nosso planeta necessita, criando vidas mais promissoras para todos.

Assim como a dsm-firmenich, que entende a sustentabilidade como um indicador de competitividade no campo, a Alvoar Lácteos, quinta maior empresa de laticínios do Brasil, presente em duas forte bacias leiteiras – Minas Gerais e Nordeste –, é guiada pelo propósito de fortalecer o universo lácteo, mantendo um compromisso firme com a sustentabilidade e a excelência na qualidade de seus produtos.

A partir desse propósito, a Alvoar deu início ao Projeto ECO, com investimentos de R$ 1,3 milhão, e que visa à adoção de práticas que promovam o crescimento sustentável entre seus produtores parceiros, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Cada um dos 17 ODS será minuciosamente analisado em relação aos produtores da Alvoar selecionados para o ECO e serão sugeridas ações específicas para alcançar o objetivo em questão, quando aplicável à realidade do produtor. Queremos contribuir para tornar as práticas dos nossos produtores cada vez mais sustentáveis”, afirma o Diretor Executivo de Captação da Alvoar Lácteos, Armindo José Soares Neto. “O Projeto reforça o compromisso da empresa com a prosperidade dos produtores e das regiões onde atua, de forma sustentável”, complementa.

Em seu primeiro ano de atividades, o Projeto ECO irá analisar o histórico de produção dos produtores e avaliar o impacto das novas técnicas implementadas nas fazendas. “Estamos ansiosos para observar a evolução dos produtores e os benefícios tangíveis que as práticas sustentáveis podem trazer para suas operações”, afirma Armindo Neto.

A seleção dos produtores teve como critério a proximidade com as fábricas de Morada Nova (CE) e Lagoa da Prata (MG), a fim de que a equipe técnica tenha êxito nas visitas de acompanhamento. Foram selecionados produtores de diferentes perfis, tamanhos em extensão, produção, tecnificação e sistemas de produção, permitindo uma amostragem de cada realidade das propriedades que participam do ECO neste ano.

O projeto, que já está em andamento, conta com a parceria da Consultoria Labor Rural, para acompanhar de perto os produtores e analisar os pilares técnico, econômico e ambiental das fazendas, colocando em prática as melhorias.

A metodologia implementada incorpora aos procedimentos das propriedades critérios que visam ao desenvolvimento de aspectos ambientais, sociais e de governança. Periodicamente, os indicadores passarão por uma criteriosa análise de consistência para garantir a confiabilidade dos dados.

Todo o levantamento dos dados zootécnicos e das dietas de 30 fazendas do projeto estão sendo imputados na plataforma Sustell™, da dsm-firmenich, um serviço inteligente de sustentabilidade que combina a mais avançada ferramenta de cálculo de pegada ambiental com sustentabilidade especializada, produção animal e conhecimento nutricional para criar soluções sob medida e práticas e projetos de desenvolvimento de negócios para aumentar a sustentabilidade ambiental e a lucratividade em animais de produção. 

Sustell™ desbloqueia o valor da sustentabilidade da produção animal e permite que as pegadas ambientais das fazendas selecionadas sejam mensuradas de forma precisa e confiável em toda a cadeia de valor da proteína animal.

Para a realização deste projeto, a Alvoar Lácteos tem o apoio da International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial que, em 2023, tornou-se um novo integrante da estrutura societária da Alvoar. A IFC é a maior instituição de desenvolvimento global focada em investimentos no setor privado em países emergentes, tendo o agronegócio como setor prioritário devido ao seu alto impacto na erradicação da pobreza.  O investimento da IFC na Alvoar Lácteos reforça o compromisso da empresa com o crescimento sustentável e o impacto positivo na cadeia produtiva do leite.

O projeto ECO e a parceria com as empresas envolvidas representa um marco na busca por uma pecuária leiteira mais sustentável, eficiente e de alta qualidade. Essa união demonstra o poder da colaboração na construção de um futuro promissor para o agronegócio brasileiro.

Leia também