Soluções que contribuem para uma produção animal mais sustentável

Ferramentas como Farmtell™, Bovaer® e Sustell™ ampliam a produtividade e fortalecem a jornada do setor rumo à maior produtividade com menor emissão de carbono

A realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém (PA), situada no coração da Amazônia, foi um momento histórico. Tanto para o debate global como para o Brasíl, colocado no centro das discussões sobre preservação ambiental, redução de emissões e modelos sustentáveis de produção. E esse importante papel ganha ainda mais força, uma vez que o país reúne duas grandes vantagens: tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com cerca de 48% de fontes renováveis, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e uma agropecuária que vem sendo reconhecida internacionalmente por seus esforços para produzir com menos emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Nesse contexto, o Brasil surge como laboratório natural para soluções de bioeconomia e inovação, abrindo espaço para tecnologias, como o Bovaer®, que aceleram a transição para modelos produtivos de baixo carbono. Por esta razão, o Bovaer® integrou o portfólio de soluções climáticas entregue pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) à presidência da COP 30.

Iniciativa de impacto
Desenvolvido pela dsm-firmenich, o Bovaer® é um aditivo alimentar inovador, disponível em mais de 70 países, capaz de reduzir as emissões de metano entérico em bovinos, um dos gases de efeito estufa mais potentes e desafiadores do setor agropecuário. Com apenas ¼ de colher de chá por dia na ração do rebanho, os efeitos são observados em 30 minutos, diminuindo em média 30% do metano entérico em vacas leiteiras e 45% em gado de corte, benefícios comprovados por mais de 100 estudos.

“Ao converterem fibras em proteína de alto valor, os bovinos emitem metano como subproduto do processo digestivo. Esse gás é hoje o segundo principal responsável pelo efeito estufa, com elevado potencial de aquecimento global”, afirma Luiz Fernando Magalhães, Presidente de Nutrição e Saúde Animal da companhia para a América Latina. “Por isso, toda iniciativa capaz de reduzir essas emissões gera um impacto significativo para a saúde do planeta”, completa.

Fernanda Marcantonatos, Líder em Excelência Comercial e de Negócios Bovaer® Latam da dsm-frimenich, complementa que o metano tem grande impacto no aquecimento global, correspondente a 50-60% da pegada de carbono total de um litro de leite ou kg de carne. “Acreditamos que, com o uso de tecnologias, a pecuária deixa de ser parte do problema e passa a ser parte da solução no enfrentamento do efeito estufa. Alimentar 10 vacas com Bovaer® equivale a poupar as emissões anuais de um cidadão médio da UE. E alimentar três vacas representa tirar um carro das ruas”, exemplifica. “Com o apoio de nossos parceiros, o Bovaer® já ajudou a evitar uma estimativa de 500,000 + tons CO2e, o que equivale a uma floresta de 22 milhões de árvores”, pontua Fernanda Marcantonatos.

“Sustentabilidade não é apenas parte do nosso negócio, ela é o que entregamos”, ressalta Luiz Magalhães. “Com soluções como o Bovaer® e aditivos nutricionais inovadores que agregam performance produtiva impactamos positivamente toda a cadeia de produção e, até 2050, seremos quase 10 bilhões de pessoas no mundo, com uma demanda por proteína animal 70% maior, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura)”, destaca Luiz Magalhães.

Inteligência a serviço da sustentabilidade
Transformar dados produtivos em indicadores ambientais confiáveis, auxiliando a tomada de decisões técnicas para reduzir o impacto da atividade e melhorar a competitividade. Esse é o objetivo do Sustell™, um serviço inteligente de sustentabilidade que une a tecnologia avançada de cálculo de pegada ambiental ao conhecimento especializado em produção animal e nutrição. Dessa forma, oferece aos produtores soluções personalizadas e projetos que elevam a sustentabilidade ambiental e a lucratividade na pecuária.

“Para o Brasil, onde cadeias de carne bovina, leite, aves e suínos têm escala continental e escrutínio crescente sobre escopo 3, desmatamento e pegada de carbono, o Sustell™ acelera a transformação do setor ao medir com precisão a pegada ambiental, orientar intervenções técnicas e conectar essa redução de emissões a valor econômico real”, ressalta José Francisco Miranda Jr., Gerente de Serviços de Precisão Latam da companhia.

O executivo explica que o Sustell™ é uma plataforma digital baseada na Avaliação do Ciclo de Vida (ACV/LCA), que é capaz de calcular e reduzir a pegada ambiental da produção animal. E funciona da seguinte forma:

  • Coleta dados reais da operação, ou seja, ingredientes da ração, consumo de energia, peso, conversão alimentar e manejo, entre outros;
  • Aplica a metodologia ACV conforme normas ISO, avaliando impactos em diversas categorias (CO2e, água, uso do solo etc.) ao longo de toda a cadeia;
  • Identifica os principais pontos de impacto (hotspots), como formulação da dieta ou eficiência produtiva;
  • Simula cenários “e se” para otimizar resultados, como, por exemplo, ajustar proteína, uso de aditivos para saúde e performance e visualizar o efeito na pegada por kg de produto;
  • Gera relatórios auditáveis para certificações e compliance, além de apoiar oportunidades de monetização, como créditos de carbono ou prêmios de mercado.

“Para um país líder em proteína animal, esse “triângulo” formado por compliance (devido aos dados reais confiáveis) – intervenção técnica – monetização do carbono evitado é exatamente o que diferencia quem cresce com sustentabilidade de quem apenas reporta”, conclui o executivo.

Soluções digitais para a pecuária
Além do Bovaer® e do Sustell™, e de seu já conhecido serviço técnico de excelência com uma equipe de cerca de 800 pessoas a campo, a dsm-firmenich disponibiliza o FarmTell™, um ecossistema completo de softwares voltado para fazendas de corte e de leite e para fábricas de ração. A ferramenta permite o gerenciamento eficiente da rotina, aumentando a produtividade e garantindo mais sustentabilidade e lucratividade para o negócio.

E para levar esses dados ao pecuarista, o sistema dispõe de uma inteligência artificial: a LORE™, tecnologia que amplia a capacidade de gestão da fazenda em todos os detalhes, 24 horas por dia.
“Em soluções digitais, o FarmTell™ é nosso ecossistema de softwares para fazendas de corte, leite e fábricas de ração. Hoje, são 6 mil fazendas utilizando nossas soluções, 15 mil usuários diários e cinco milhões de cabeças de gado gerenciadas. Já com a inteligência artificial LORE™, ampliamos a capacidade de gestão, apoiando gestores e consultores na busca por excelência produtiva”, destaca Fernanda Marcantonatos.

Mais soluções para uma pecuária sustentável
Com foco em produção de leite e carne bovina, a dsm-firmenich oferece diversas “famílias” de soluções, que trazem embarcados benefícios e valores de sustentabilidade:

Digestarom® – composto por aditivos fitogênicos que atuam diretamente no trato gastrointestinal, e têm como principais benefícios:

  • Melhor saúde intestinal → menor incidência de distúrbios digestivos.
  • Maior ganho de peso e produção de leite → melhor absorção de nutrientes
  • Menores taxas de descarte e mortalidade de vacas de leite → redução de doenças

CRINA® – combinação de óleos essenciais que atua na modulação da fermentação ruminal, otimizando o processo e aumentando a proteína de sobrepasso, gerando como principais benefícios:

  • Redução do uso de antibióticos → combate à resistência antimicrobiana.
  • Melhora da eficiência alimentar → menor consumo por kg de ganho.
    E que se traduzem em valores de sustentabilidade, como:
  • Menor excreção de nitrogênio e fósforo, portanto, redução da poluição.
  • Redução indireta das emissões de GEE por melhor conversão alimentar.
  • Apoio à produção livre de antibióticos, alinhada às exigências de mercado.

Mycofix® – para o controle de micotoxinas através da neutralização e biotransformação de micotoxinas presentes nos grãos. E que tem como principais benefícios:

  • Proteção da saúde reprodutiva e desempenho, e menos perdas por contaminação.
  • Maior longevidade e produtividade.
  • Segurança alimentar, leite e carne livres de resíduos tóxicos.

E que se traduzem em valores de sustentabilidade, como:

  • Redução de desperdício, devido ao menor descarte de leite e à maior produção.
  • Uso eficiente de recursos, levando a um menor impacto ambiental por kg produzido.
  • Conformidade com padrões globais de qualidade e bem-estar.

Hy-D® – forma ativa da vitamina D que otimiza o metabolismo de cálcio e fósforo. E que tem como principais benefícios:

  • Melhora da absorção de minerais, alcançando ossos mais fortes e menor risco de hipocalcemia.
  • Maior eficiência produtiva, com melhor fertilidade e saúde no pré-parto.
  • Redução de perdas, devido a um menor descarte de leite por problemas metabólicos.

E que se traduzem em valores de sustentabilidade, como:

  • Uso racional de minerais e uma menor excreção e impacto ambiental.
  • Redução de emissões indiretas (menos descarte, maior eficiência).
  • Apoio à nutrição de precisão e menor desperdício de insumos.

E por que isso é relevante para a pecuária de leite e de corte? Porque combina aumento de produtividade com menor impacto ambiental, respondendo às demandas de sustentabilidade e aos requisitos de mercados de maior valor agregado e certificações, explicam José Miranda e Fernanda Marcantonatos.E todas essas soluções podem ser integradas ao Sustell™ para medir e comprovar os impactos positivos.

Inovação, parceria e propósito para alimentar o mundo sem custar ao planeta
Luiz Magalhães frisa que o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade demanda a participação ativa de diversos elos da cadeia de alimentos: bancos, governos, indústrias, supermercados, ONGs, fazendas e consumidores finais. E que todos, juntos, têm papel fundamental na jornada rumo à produção sustentável.

“Nosso propósito é alimentar o mundo sem custar ao planeta. Queremos transformar sistemas alimentares, promovendo saúde, nutrição e sustentabilidade para as próximas gerações”, reitera o Presidente de Nutrição e Saúde Animal Latam da companhia.

“Somos a única empresa do mundo que produz vitaminas, aditivos nutricionais e pré-misturas. Estamos prontos para um futuro sustentável, buscando melhorar a produtividade, reduzir o impacto ambiental e promover saúde animal e humana por meio de proteínas nutritivas e acessíveis”, complementa José Miranda.

Na avaliação de Fernanda Marcantonatos, quando sustentabilidade, eficiência nutricional e produtividade avançam de forma integrada, os desafios do setor se transformam em oportunidades concretas. “Ao combinar a ciência da nutrição animal com o potencial das tecnologias digitais, pavimentamos o caminho para uma produção mais inteligente, sustentável e alinhada às demandas do futuro”, conclui.

Leia também