Resultados promissores no ASAS Annual Meeting 2024

Alexandre Perdigão
Inno & Appli. Sciences Specialist Ruminants

No Encontro Anual da American Society of Animal Science (ASAS) de 2024, realizado em Alberta, no Canadá, a dsm-firmenich marcou presença com quatro publicações científicas de alto impacto, apresentando avanços significativos no uso de aditivos para aprimorar a produção e o bem-estar de bovinos de corte. Em especial, destaca-se o experimento conduzido por Rabelo et al. (2024) e apresentado no formato oral por Victor Valério de Carvalho[ma1] , apresentando evidências sólidas sobre os benefícios de uma abordagem baseada em aditivos naturais.

Intitulado “Effects of different feed additives to beef cattle in a commercial feedyard: Productive performance” (Efeitos de diferentes aditivos alimentares em bovinos de corte em confinamento comercial: desempenho produtivo), o estudo acompanhou 22.500 bovinos Nelore em confinamento na Fazenda Conforto, em Nova Crixás (GO), divididos em dois grupos experimentais: um recebeu uma combinação de monensina e virginiamicina e o outro foi tratado com CRINA® (blend de óleos essenciais) e Hy-D® (25-hidroxivitamina D3). Esse estudo investigou a performance produtiva e carcaça dos animais ao longo de 118 dias.

Os resultados foram notáveis: o grupo que recebeu CRINA® e Hy-D® apresentou aumento de 0,47 kg na ingestão de matéria seca (10,23 kg vs. 9,76 kg) e maior ganho de peso diário médio (1,58 kg vs. 1,49 kg), o que refletiu em 10 kg a mais de peso final (586 kg vs. 576 kg). Esses aditivos naturais também proporcionaram carcaças mais pesadas em 8 kg (336 kg vs. 328 kg) e maior rendimento de carcaça (57,4% vs. 57,0%) (Rabelo, et al., 2024).

Os dados comprovam que o uso de CRINA® e Hy-D® é uma alternativa eficaz para otimizar o desempenho de bovinos em confinamento sem a utilização de antibióticos e promotores de crescimento. Isso não só contribui para a sustentabilidade e aceitação de produtos derivados de animais, mas também reduz a pressão de resistência microbiana nos sistemas produtivos.

O estudo conduzido por Francischinelli et al. (2024ab), composto de duas análises complementares, avaliou o efeito de aditivos na performance de bovinos Nelore alimentados com dietas de alto concentrado, contendo grão de milho reidratado, com foco nas fases de adaptação e no desempenho produtivo final. A primeira parte, “PSXI-8: Effects of selected feed additives on feedlot cattle performance when fed diets containing rehydrated corn grain silage during adaptation period” (Efeitos de aditivos alimentares selecionados sobre o desempenho de bovinos confinados quando alimentados com dietas contendo silagem de grãos de milho reidratada durante o período de adaptação)  examinou o impacto do CRINA®, RUMISTAR® e Hy-D®  durante o período de adaptação dos animais ao confinamento. Nos primeiros 30 dias, os bovinos suplementados com essas soluções apresentaram peso final 8 kg superior (425 kg vs. 417 kg) e um ganho médio diário adicional de 260 gramas (1,56 kg/dia vs. 1,30 kg/dia), mantendo a eficiência alimentar estável.

Na segunda análise, intitulada “PSXI-7: Effects of selected feed additives on feedlot cattle performance when fed diets containing rehydrated corn grain silage” (Efeitos de aditivos alimentares selecionados sobre o desempenho de bovinos confinados quando alimentados com dietas contendo silagem de grãos de milho reidratada), o foco foi o desempenho produtivo final dos animais. Ao término do experimento, bovinos suplementados com a combinação de CRINA®, RUMISTAR® e Hy-D® atingiram um peso corporal final 18,4 kg superior (534 kg vs. 515,6 kg), um ganho médio diário adicional de 180 gramas (1,54 kg/dia vs. 1,36 kg/dia), e produziram 14 kg a mais de carcaça (305 kg vs. 291 kg). Também houve uma tendência de maior marmoreio (1,67% vs. 1,45%), indicando que esses aditivos, ao serem associados ao grão reidratado, não só promovem o ganho de peso, mas também podem contribuir para a qualidade da carne, um aspecto importante para a valorização do produto final.

Por último, o trabalho intitulado “PSXIII-23: Phytogenic feed additive to improve performance by grazing Nellore growing cattle” (Aditivo alimentar fitogênico para melhorar o desempenho do gado Nelore em pastoreio) avaliou o efeito do Digestarom® Prime em 120 bovinos Nelore em pastejo. Os animais receberam suplemento proteico com ou sem Digestarom®, nas doses de 0,2, 0,4, 0,6 e 0,8 g/animal/dia. A dose de 0,6 g/dia de Digestarom® melhorou o ganho médio diário (0,116 kg/dia) e o peso final (19 kg), sem afetar o consumo de suplemento. O uso de Digestarom® também proporcionou um consumo mais constante entre os animais, ao contrário da monensina, que levou ao maior número de dias sem consumo. A monensina apresentou o menor consumo de suplemento, com 0,214 kg/dia (0,061% do peso corporal), enquanto os tratamentos com Digestarom® mostraram maior estabilidade no consumo (Matos et al., 2024).

A participação da dsm-firmenich no ASAS 2024 reflete o compromisso da companhia com a inovação na pecuária. O Departamento de Inovação da empresa é um pilar essencial para a aplicação de soluções tecnológicas que atendam às demandas de produtividade, sustentabilidade e bem-estar animal. As descobertas apresentadas demonstram a eficácia dos produtos CRINA®, RUMISTAR®, Hy-D® e Digestarom® Prime, que são essenciais para atender às necessidades do setor pecuário moderno, fornecendo aditivos que promovem um ganho de peso saudável e sustentável, contribuindo diretamente para o sucesso e a competitividade dos produtores.

Leia também

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.