Responsável por soluções inovadoras, como Sustell™ e Verax™, e idealizador da ferramenta digital Yolkfan™, José Francisco miranda vê na pecuária de precisão o futuro do setor no Brasil e nos países do sul do continente
Mylene Abud
Nascido em Americana, interior de São Paulo, José Francisco Miranda seguiu um caminho pouco comum para alguém de uma cidade sem tradição no agronegócio. Movido inicialmente pelo amor aos animais, especialmente ao “melhor amigo do homem, o cachorro”, decidiu cursar Medicina Veterinária. Durante a graduação, no entanto, descobriu um novo campo de interesse: a produção animal. O respeito e a admiração pela cadeia que alimenta o mundo o levaram a seguir para a indústria frigorífica, especializando-se em Qualidade de Alimentos e concluindo um MBA em Gestão e Administração de Empresas.
Começou a carreira profissional na produção de alimentos de origem animal. “Tive mestres de primeira linha nos melhores frigoríficos do Brasil, tanto para produção de carne bovina quanto de carne de aves e suína e todos os seus derivados e subprodutos”, conta ele, que atuou por 21 anos no setor, dos quais 18 em gigantes como Perdigão, Sadia e BRF.
Em 2013, percebeu que precisava de um novo desafio e entrou na dsm-firmenich para explorar o lado da nutrição, saúde e produção animal. “Conhecia muito sobre a qualidade dos alimentos, porém queria entender o quanto desta qualidade começa no animal ainda no campo. Hoje, após 12 anos de empresa, sou bastante realizado, pois atingi meu objetivo e posso colaborar para estender esse conhecimento de toda a cadeia para outros colegas e clientes”, avalia.
Atualmente, como gerente de Serviços de Precisão (Precision Services) da companhia, José Miranda é responsável por soluções inovadoras, como Sustell™ e Verax™, voltadas para clientes que buscam sustentabilidade, bem-estar animal e desempenho acima da média. “No início, foi muita aprendizagem, tudo era bastante novo, mas colegas e clientes tornaram esse momento muito significativo e gratificante”, observa. E os resultados vieram já nesta primeira etapa, em que alcançou uma média de crescimento de vendas da categoria de carotenoides de 14% ao ano. “Também fui o idealizador de uma solução muito bacana que a dsm-firmenich oferece aos produtores de aves, a Digital Yolkfan™, uma ferramenta digital que permite o acompanhamento remoto dos resultados quanto à intensidade da cor da gema em frangos que consomem dietas ricas em carotenoides”, pontua.
Para ele, a pecuária de precisão representa o futuro do setor no Brasil e nos países do sul do continente. “Com ela, é possível evitar o desperdício, produzir um alimento de perfeita qualidade e alcançar resultados acima da média.” qualidade e garantir que os animais tenham seu bem-estar
respeitado e alcancem uma produção de destaque”, enfatiza.
Por esta razão, considera relevante e prazeroso trabalhar em uma empresa que tem entre seus principais valores a sustentabilidade. “É super importante! Tudo aquilo que contamos aos nossos clientes internos e externos, encontra eco e respaldo nos princípios da dsm-firmenich. E isso também dá credibilidade e robustez ao que fazemos e entregamos”, completa José Francisco Miranda.
Fora do expediente, ele gosta de estar com a esposa Ângela, os filhos Luiz Henrique e Rafael, e os parentes que vivem em Americana. E planeja ficar mais tempo com a família lá na frente, quando se aposentar. “Ainda tem tempo, mas quero colaborar na preparação da área de Precision Services para a integração do dia a dia da nutrição animal, unindo inovação e prestação de serviços necessários à rotina de produção. E, do ponto de vista pessoal, continuar próximo daqueles que amo e admiro, podendo colaborar com um futuro promissor para todos”, finaliza José Francisco Miranda.