Ofertas de tecnologia, serviços de consultoria e nutrição personalizada da empresa mineira chegam para turbinar o portfólio de soluções da DSM, voltadas à pecuária de precisão
Mylene Abud
A família DSM não para de crescer! No dia 1º de setembro, a companhia finalizou o processo de aquisição da Prodap, hub que combina ofertas de tecnologia, serviços de consultoria e nutrição personalizada para promover a eficiência e a sustentabilidade na pecuária. Entre outras vantagens, a união dos portfólios das duas empresas possibilitará que os pecuaristas utilizem ferramentas, como a Inteligência Artificial, para gerenciar à distância tudo o que acontece na fazenda em tempo real, por meio de um celular, na palma da mão. E tomar decisões com base na análise desses dados, evitando problemas futuros como, por exemplo, menor ganho de peso dos animais.
“Encurtaremos o caminho entre o dado e a decisão. Com a Prodap, a DSM poderá desenhar uma oferta personalizada para cada cliente de acordo com suas necessidades, tanto no Brasil quanto na América Latina, e, dessa forma, agregar serviços aos nossos produtos e apoiar o desenvolvimento da pecuária. Com a união dessas duas forças já reconhecidas no mercado, conseguiremos aumentar a eficiência das fazendas, trazendo muito mais produtividade e sustentabilidade com a pecuária de precisão. Além disso, vamos contribuir para que o acesso à tecnologia seja mais democrático, inclusivo, de modo que os nossos clientes alcancem os melhores resultados com uma produção sustentável”, ressalta Mauricio Adade, presidente da DSM América Latina.
A aquisição da Prodap faz parte da nova estratégia global do negócio de Saúde e Nutrição Animal (ANH) da empresa, explica Sergio Schuler, Vice-Presidente de Nutrição e Saúde Animal para Ruminantes Brasil. “A demanda por produtos personalizados tem aumentado, seja na saúde humana, com fórmulas específicas para cada pessoa, ou na saúde animal, considerando dados como a genética de cada rebanho, idade, dieta, clima e até a gramínea da região, para customizar e adaptar as soluções a cada cliente. E encontramos na Prodap o parceiro ideal para oferecer mais serviços na área de diagnósticos, análise e solução”, observa o executivo.
O acordo, prossegue Schuler, também contribui com o compromisso da DSM de viabilizar a redução de dois dígitos nas emissões dos bovinos nas fazendas até 2030 e de combater a insegurança alimentar, alinhada aos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), e que já afeta 9,8% das pessoas no mundo. “E a oferta de serviços associados a produtos de alta qualidade em um mesmo lugar, colaborando para o desenvolvimento da pecuária sustentável e de alta performance, é um dos principais benefícios proporcionados aos criadores por este trabalho conjunto”, completa.
Vanessa Porto, Diretora de Integração e Inovação Digital da DSM, reforça que a parceria potencializa o movimento de inovação na pecuária. “Unindo a tecnologia da Prodap com as soluções nutricionais Tortuga levaremos aos nossos clientes o pacote completo para a otimização da produção, de forma mais ágil e personalizada, em um mesmo lugar”, aponta, ressaltando que as informações e o processamento desses dados são essenciais para atender os pecuaristas. “É preciso conhecer as necessidades dos clientes, bem como medir e entender todos os problemas que influenciam a produtividade da fazenda, a fim de decidir quais intervenções devem ser feitas para melhorar a eficiência”, afirma.
“A DSM é a maior empresa de nutrição animal e a Prodap é a maior empresa de consultoria do mercado do Brasil para ruminantes e, também, a maior plataforma digital para a pecuária no País. Estamos unindo a marca top of mind em tecnologia e nutrição com uma empresa que tem como força a consultoria atrelada a uma plataforma digital”, ressalta Leonardo Sá, CEO da Prodap.
Uma melhor jornada para o cliente
Após incorporar em 2020 a Biomin, especializada na gestão do risco de micotoxinas e do desempenho intestinal animal, a aquisição da Prodap, explica Sergio Schuler, é mais um passo da DSM para agregar produtos de performance e serviços ao portfólio da empresa. “Com a Prodap, aumentaremos a oferta de tecnologias, com ferramentas de gestão, captação e gerenciamento de dados, que permitam entender os gargalos e as necessidades dos clientes, aliados às soluções nutricionais personalizadas para aumentar a produtividade”, observa.
“Todas as nossas aquisições foram estrategicamente pensadas para melhorar tanto a experiência dos nossos clientes quanto para avançarmos ainda mais com os nossos compromissos rumo a uma pecuária sustentável em todos os âmbitos: social, econômica e ambiental”, corrobora Mauricio Adade. Prova disso, observa, foi a aquisição da marca Tortuga®, há exatos 10 anos, com foco em novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica indispensáveis para o aumento da produtividade e o uso mais eficiente dos recursos naturais. “Mais tarde, investimos na Biomin, voltados ao desenvolvimento de soluções de alto desempenho, e, agora, na Prodap, olhando para ‘dentro da porteira’ e expandindo nossos horizontes para oferecer soluções digitais em tempo real, com o propósito de apoiar os produtores nas tomadas de decisões de forma mais inteligente e eficiente”, ressalta.
Essa jornada em prol da democratização do acesso dos pecuaristas a tecnologias que melhorem significativamente o negócio, reforça Vanessa Porto, já é uma prática consolidada na DSM. “Contamos com diversas iniciativas com esse objetivo, como o acesso aos produtos da marca Tortuga® no Magalu e o App Mais Arroba, desenvolvido em parceria com Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), que ajuda os pecuaristas a melhorarem a gestão da produção no confinamento ao permitir simulação para todos os fatores zootécnicos e econômicos/financeiros que influenciam os resultados. E, recentemente, anunciamos uma parceria com o InstaAgro, considerada a primeira loja on-line de produtos e serviços voltados para o agronegócio (ver box). E a Prodap vem potencializar este movimento de inovação na pecuária”, declara.
Metodologia Prodap
Com base no tripé nutrição, tecnologia e consultoria, ao lado de produtos nutricionais personalizados, a Prodap agregará ao portfólio da DSM um leque de soluções tecnológicas, que vão desde a Inteligência Artificial (Lore) e dispositivos de Internet das Coisas (IOT) para automação da coleta de dados até softwares de gestão de rebanho e financeira. “Trata-se de uma plataforma digital completa, que atende a todas as necessidades de gestão de uma fazenda”, observa o CEO da empresa, Leonardo Sá. O serviço de consultoria, explica, pode ser realizado de forma presencial ou remota, via plataforma. “É um modelo extremamente escalável mesmo para fazendas de pequeno porte”, informa.
Para Mauricio Adade, a Lore aproxima ainda mais o campo da tecnologia e otimiza os resultados obtidos. “A plataforma mede, por exemplo, que tipo de alimento as vacas estão consumindo para poder suplementar a nutrição e, consequentemente, melhorar a produtividade da fazenda. A Prodap tem a tecnologia que possibilita ao produtor enxergar a necessidade do animal em termos nutricionais e a DSM oferece as soluções nutricionais para melhorar os índices vitamínicos do animal”, destaca o presidente da DSM América Latina.
E todo esse know-how tecnológico da Prodap pode ser conectado com sucesso a vários produtos e serviços que já fazem parte do portfólio da companhia, completa Vanessa Porto. “A expertise da empresa na coleta de dados para a geração de insights somada à plataforma de IA (Lore), quando associada a uma ferramenta como o Sustell™, serviço de inteligência da DSM que combina o que há de mais avançado em termos de cálculo da pegada ambiental, indubitavelmente aumentará a sustentabilidade ambiental e a lucratividade da pecuária”, salienta a Diretora de Integração e Inovação Digital da DSM.
Para Sergio Schuler, quanto mais informações forem agregadas à plataforma de inteligência artificial, mais precisa ela ficará e poderá estabelecer novas predições e algoritmos. “A Lore é agnóstica com ferramentas de mercado e consegue ser plugada a várias IOTs, como satélites que medem a altura das gramíneas, índice de chuvas e de fatores climáticos, que serão usadas como inputs para a gestão dos dados da fazenda. E muitas outras correlações ainda virão. Todas as métricas podem agregar para mensurar, como análise dos ciclos de carbono, fosfato e nitrogênio. É uma ferramenta científica, e não um achismo. E, quanto mais tecnologia, melhor a gestão”, informa Schuler.
“Juntando a tecnologia da Prodap e a plataforma Lore com as soluções nutricionais da DSM e da marca Tortuga conseguiremos oferecer aos nossos clientes o pacote completo para a otimização da produção de forma mais ágil e personalizada, contribuindo para melhorar a eficiência da produção alimentar e os índices de sustentabilidade efetivamente, maximizando a eficiência da pecuária nacional”, finaliza o Vice-Presidente de Nutrição e Saúde Animal da DSM para Ruminantes Brasil.
A opinião é partilhada pelo CEO da Prodap, Leonardo Sá. “Com essas ferramentas, associadas a um alto patamar tecnológico de nutrição da DSM, vamos ter em mãos todas as alavancas prioritárias de resultado que uma fazenda precisa. Essa é a grande sinergia entre os portfólios de soluções”, enfatiza.
40 anos de história
Com sede em Belo Horizonte, a Prodap está na vanguarda do mercado de soluções digitais, que cresce de forma particularmente rápida no Brasil, combinando nutrição, consultoria e serviços de tecnologia para otimizar as operações de criação de ruminantes. Por meio de seu portfólio de soluções digitais, a empresa coleta dados e desenvolve insights em tempo real, que são traduzidos em soluções nutricionais sob medida para os clientes, com suporte remoto ou presencial de seus experientes consultores.
Fundada em 1979 como empresa de consultoria, a Prodap foi idealizada pelo médico-veterinário Sérgio Reis, professor da cadeira de bovinocultura de corte da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com foco na geração de valor e em levar resultados para os clientes.
“No início da década de 1980, a empresa iniciou o trabalho de nutrição que, desde o princípio, foi pensado como nutrição de precisão, fazendo análise de gramínea, do pasto, dos alimentos dos animais para poder ter um balanceamento e oferecer uma proposta personalizada (taylor made) para os clientes”, conta o CEO da empresa, Leonardo Sá.
Em 1992, de forma visionária, com a popularização dos computadores, o professor Sérgio Reis começou a desenvolver o primeiro software de gestão para a pecuária de corte e leite do Brasil. E, nesses 40 anos de trajetória, a empresa não para de inovar e se reinventar. No planejamento estratégico realizado em 2017, a Prodap se tornou um hub tecnológico, acoplando o serviço e a nutrição animal dentro de uma plataforma digital.
“Tivemos vários desafios, como a mudança de cultura interna da empresa, o redesenho de toda a operação e, também, da estrutura gerencial para sustentar uma estratégia digital”, explica o executivo. E toda essa inovação e adaptação valeu a pena: nos últimos quatro anos, a empresa mineira cresceu em média 36% ao ano, com recorde de 51% em 2021 e de 40% neste ano (até o momento).
A Prodap tem operações nos estados de Mato Grosso e Minas Gerais, com plantas em Barra do Garças e Santa Luzia, e emprega 330 colaboradores, integrados em sua totalidade aos quadros da DSM. Atende mais de cinco mil fazendas em todo o País, com índices impressionantes de fidelização de clientes.