Elas fazem a diferença!

No campo, no escritório, nas fábricas…em todos os lugares, a presença feminina é essencial. E, mais ainda, em um setor responsável por alavancar o PIB brasileiro

Mylene Abud

Em 2021, o número de mulheres que trabalha em empresas ligadas ao agro cresceu 13,3%, mas, apesar desses bons índices, elas representam apenas 16,2% dos trabalhadores do setor. Os dados, apurados pela segunda edição da pesquisa Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organização, realizada pela Deloitte, foram apresentados durante o 7º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócios (CNMA), em outubro, na capital paulista.

E o Congresso foi o justamente o local escolhido pela DSM para lançar o movimento “Pecuária Delas”, com o objetivo não só de reconhecer o importante papel desempenhado pelas mulheres em toda a cadeia do setor, como também incentivar o aumento dessa participação.

“A presença feminina em toda a cadeia pecuária brasileira é essencial, está cada vez mais forte e cresce a cada ano. Por isso, lançamos o ‘Pecuária Delas’, que tem como meta ressaltar a participação e a importância das mulheres no mercado, além de aumentar a visibilidade dos trabalhos por elas realizados”, explica Juliano Sabella, Diretor de Marketing e Serviços Técnicos da DSM.

O movimento, explica Juliano, foi totalmente idealizado pelas colaboradoras da companhia, para integrar os times femininos do campo, do escritório e das fábricas. E tem como porta-vozes a Account Manager de Revendas e Cooperativas da região Centro-Oeste/Norte, Mariana Trombetta, a Supervisora Técnico Comercial da região Sul, Juliane Calgaro, e a Consultora Técnico Comercial no Maranhão, Simone Frotas.

“Esse programa foi todo construído pelas meninas e escolhemos o Outubro Rosa e o Congresso das Mulheres para fazer o lançamento oficial do projeto, que está começando a se desenvolver e terá muitas ações importantes”, conta a Mari da Tortuga, que, quando entrou na empresa, há 10 anos, foi pioneira no campo.

Ela acredita que as histórias do grupo vão servir de inspiração e de incentivo para aumentar a participação das mulheres, tanto no campo como em cargos de liderança. “Queremos mostrar para as meninas que é possível e é legal trabalhar na pecuária. Também temos muitas mulheres clientes que são decisórias nos seus negócios e queremos valorizar esses casos de sucesso”, ressalta Mari.

“Existe um trabalho no campo muito expressivo, que é feito por mulheres e que enriquece e enche de orgulho a pecuária nacional. Através do Pecuária Delas, além de contar essas histórias e compartilhar boas práticas e cases de sucesso construídos por elas, queremos reunir, capacitar e contribuir no trabalho das mulheres pecuaristas e parceiras, com a expertise que temos no time técnico comercial da DSM”, complementa Juliane Calgaro.

Viva as diferenças!

Para Mariana, a presença de mulheres nas equipes traz um olhar diferenciado. E são essas diferenças de pensamento que fazem o time e a empresa crescerem. E os homens já percebem e incentivam a pluralidade de opiniões.

Juliane tem a mesma opinião. “Sabemos que times diversos têm resultados melhores, conseguem ultrapassar desafios mais facilmente. Vemos na prática o quanto essa pluralidade é importante, diferenças de gênero, de idade etc. Torna tudo mais rico”, complementa.

O que vem por aí

O lançamento do Pecuária Delas no Congresso das Mulheres foi o start do movimento, que tem como objetivo desenvolver uma série de atividades, para levar informações e conhecimento. Como, por exemplo, dias de campo e palestras em faculdades de Ciências Agrárias, Zootecnia e Veterinária.

“A ideia é inspirar as mulheres através das histórias, colocá-las em evidência. Nos últimos dez anos, as mulheres líderes na pecuária cresceram mais de 40%. É um número muito grande e queremos mostrar isso, ser parceiras dessa mudança”, fala Mariana, acrescentando que o acolhimento faz toda a diferença. “Temos muitas mulheres na empresa, sendo 16 só no campo. Somos muito queridas pela empresa, a DSM nos valoriza, e queríamos passar isso também para as clientes, mostrar como elas são importantes para nós e para todo o setor”, afirma.

Nesse sentido, também estão previstas ações voltadas para as coordenadoras de fazenda, a realização de mesas-redondas e a participação em congressos e feiras do agro.

“Para 2023, pretendemos elaborar materiais e estamos montando a agenda de eventos para levar o movimento a todas as regiões do Brasil. Como o projeto é muito dinâmico, estamos construindo as ações através do que já fazíamos com alguns grupos de produtoras rurais, por exemplo, e trazendo ideias novas para envolver as nossas clientes de todos os segmentos e tamanhos. Assim, poderemos contribuir para que a Pecuária seja cada vez mais significativa através Delas”, completa Juliane.

E o movimento também vai estar presente nas versões impressa e on-line do Noticiário Tortuga, nas redes sociais e eventos da DSM.

Afinal, a Pecuária é Delas! E o mundo, também!

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