Família Barroso, mais de 30 anos de dedicação à pecuária de corte no Pará
Raphael Santos
Consultor técnico Comercial DSM-PA
Franciscco Barroso do Nascimento Filho, conhecido por todos como Barrosinho, tem um grande amor e seriedade por todos os seus negócios. Empresário bem-sucedido e querido na cidade Mãe do Rio, no estado do Pará, tem na pecuária de corte sua grande paixão, que o acompanha desde criança.
Único filho homem de três irmãos, Barrosinho sempre foi muito próximo a seu pai, agricultor “nato”, como ele mesmo costuma dizer. Durante a infância, ficava admirado com as grandes plantações de mandioca e pimenta-do-reino que seu pai cultivava em sua propriedade. Porém, o que chamava mesmo a sua atenção eram as três vacas de leite que seu pai possuía. Naquela época, gado não era tão fácil de se ver e muito menos de se ter. “Possuir uma ‘res’, então, já era sinônimo de criador de gado”, lembra Barrosinho com sorrisos.
Ao terminar os estudos, ele entrou no mercado lojista e, logo em seguida, comprou sua primeira propriedade a fim de realizar o seu sonho e de seu pai, que era se tornar um grande criador de gado no Pará. Foram anos incansáveis de trabalho, já que formar fazendas na década de 1980 era bastante desafiador, principalmente na Região Amazônica. Mas Barrosinho conseguiu e, hoje, possui seis propriedades na região. “Se a família cresce, o apurado tem que aumentar”, comenta ele.
Seguindo os passos do pai e do avô, Matheus Barroso, filho de Barrosinho, não teve dúvidas sobre sua carreira e se tornou médico-veterinário. Além do conhecimento teórico e técnico, Matheus sempre buscou a sabedoria e a experiência de seu pai, junto com boa parte daqueles que trabalhavam e trabalham na fazenda. Foi a combinação perfeita para o sucesso no processo de sucessão!
Com a dedicação e a confiança de seu pai, Matheus vem implantando sistemas de controle que permitem uma melhor visualização de todo o trabalho realizado nas propriedades, tanto sanitário e nutricional como financeiro, facilitando as tomadas de decisões que visam a melhorar o desempenho produtivo das fazendas.
Clientes há mais de 15 anos da Tortuga, uma marca DSM, tanto Barrosinho como Matheus veem na companhia uma grande parceira, que leva soluções para a fazenda. Fã do Fosbovi® Reprodução, Matheus não abre mão de usar o produto 30 dias antes e até 30 dias depois da estação de monta. Segundo ele, com o produto, os índices da fazenda melhoraram em até 10%. “A categoria em que mais senti diferença positiva foi nas primíparas. Antes, era comum a taxa de prenhez desses animais ficar abaixo de 50%, puxando, assim, a média geral pra baixo. Depois do Fosbovi® Reprodução, juntamente com um processo de seleção mais rigoroso, conseguimos reverter esse quadro”, pontua Matheus.
Agregando valor
Além da reprodução, outro foco importante da fazenda é a recria e engorda de fêmeas. Dono também de supermercado, Barrosinho apostou em carne de qualidade para garantir a clientela e, assim, fortalecer ambos os negócios. Quase 100% dos animais vendidos no supermercado vêm de suas propriedades e, antes de serem abatidos, consomem ração de acabamento por um período mínimo de 90 dias. “Foi uma estratégia que encontrei para não ficar 100% na mão do frigorifico e, além disso, consigo ter certeza de que a carne que o cliente leva para a sua mesa tem qualidade, pois consumiu ração balanceada e de alto nível”, diz Barrosinho.
“Infelizmente, estamos passando por um momento difícil, mas antes eu me preocupava mais com essas oscilações de mercado. Hoje, fico mais tranquilo porque sei que isso vai passar e por também saber que as fazendas sempre estarão em boas mãos, seja comigo ou com o Matheus”, ressalta Barrosinho.