Noticiário Tortuga na TV comemora três anos no ar, com mais de 700 edições

No ar pelo Canal do Boi, programa da dsm-firmenich dirigido aos pecuaristas leva diariamente informações fundamentais para o sucesso da atividade nas fazendas

Mylene Abud

Para a dsm-firmenich, o dia seis de setembro foi marcante:  nesta data foi ao ar, pelo Canal do Boi, o 700º programa Noticiário Tortuga na TV, que leva diariamente aos produtores informações sobre temas como nutrição, tecnologias, manejo, gestão e bem-estar animal, com a consultoria do time de especialistas da área de Ruminantes da companhia, detentora da marca Tortuga®, para uma pecuária lucrativa e sustentável.

Para marcar a data, a edição 700 exibiu entrevistas com Mauricio Adade, Presidente Regional da companhia para a América Latina e África e Global de Programas e Parcerias em Desnutrição, e Luiz Roschel, Diretor Jurídico & Compliance Latam, que falaram sobre a fusão que originou a dsm-firmenich, as perspectivas e o propósito da nova corporação, com base em ciência e inovação, para trazer ainda mais soluções com impacto sustentável para as pessoas, os animais e o planeta. E com Sergio Schuler, VP Ruminantes, e Vanessa Porto, Diretora de Integração e Inovação Digital ANH Latam, que destacaram a importância da junção das marcas Tortuga e Prodap para abrir as porteiras do futuro da pecuária no país.

“Sempre acreditamos que a comunicação, que levar o conhecimento para dentro da porteira e para o mercado em geral, é fundamental para o agro brasileiro. E o NT na TV exerce esse papel, apresentando aos produtores os principais temas para o sucesso da atividade, como avanços em genética, sanidade, nutrição, manejo, tecnologia e inteligência artificial, em direção às fazendas do futuro”, comenta Sergio Schuler.

“Gostaria de mandar o meu abraço a todos que assistem ao Noticiário Tortuga na TV, que é sensacional! E vamos continuar trazendo para o programa muito conteúdo sobre inovação”, completa Mauricio Adade.

NT na TV

Nesses três anos no ar, o Noticiário Tortuga na TV já exibiu mais de 1.400 entrevistas, realizadas com colaboradores da empresa, pecuaristas clientes, parceiros comerciais, autoridades do setor, pesquisadores, professores, técnicos e analistas, entre outros, de Norte a Sul do país.

A atração estreou em 26 de outubro de 2020, no Canal do Criador (YouTube), com o objetivo de oferecer conteúdo de qualidade aos criadores brasileiros para a produção de proteína animal sustentável e lucrativa. Realizado inicialmente a partir de entrevistas virtuais em função da pandemia, em 2021, o programa foi para o Canal do Boi, alcançando uma audiência ainda maior.

De lá para cá, o NT na TV cresceu, ganhou novos quadros e passou a contar com reportagens feitas in loco, diretamente de fazendas parceiras, empresas e eventos da área, com apresentação e reportagens dos jornalistas Marcia Benevenuto e Cairo Rodrigues, à frente de uma equipe formada por cerca de 10 profissionais, entre cinegrafistas, editores, social media etc.

Ao lado da tradicional revista impressa Noticiário Tortuga, produzida e distribuída pela empresa desde 1955, e do canal no YouTube Noticiário On-line, o NT na TV integra uma plataforma de conteúdos da dsm-firmenich destinados a pecuaristas. E consolida uma parceria antiga da companhia com a Publique, primeira e única agência de propaganda, comunicação e marketing com foco 100% no setor agro.

Surpresas e descobertas

“Escolhi uma, entre as muitas viagens de trabalho que tenho feito integrando a equipe de externas do Noticiário Tortuga na TV, para falar um pouco da minha vivência junto ao setor. Recentemente, pousamos em Porto Seguro com destino ao extremo sul da Bahia, onde ficaríamos por uma semana, colhendo imagens e conhecendo fazendas, famílias e pessoas da equipe da dsm-firmenich. Me surpreendi ao passar aos pés do Monte Pascoal e ao me deparar com uma paisagem verde no período em que a maioria dos pastos já está amarelada pela falta de chuva”, conta Marcia Benevenuto.

“Conheci projetos de integração silvipastoril com ótimos resultados tanto para a pecuária de corte quanto leiteira. Os desbravadores da região, em grande parte migrantes fluminenses e capixabas, são hospitaleiros, falantes e empolgados com o desenvolvimento do campo”, acrescenta a jornalista, destacando perceber a avidez por conhecimento e pela adoção de tecnologias em cada parada. “Todos amam a marca Tortuga e entendem cada vez mais as vantagens das tecnologias da dsm-firmenich, bem como das ferramentas de gestão”.

“Alimento a esperança de que os projetos apresentados nas edições do nosso programa sirvam de inspiração e de estímulo para outros produtores buscarem melhorias em seus sistemas, aumentando a renda e ganhando mais qualidade de vida. A sensação de prestação de um serviço importante para o segmento é gratificante e um privilégio. Cada dia, uma surpresa. Cada visita, uma descoberta”, ressalta Marcia Benevenuto.

Alçando novos voos

“Após a pandemia, ao voltarmos para o campo, a sensação foi outra. O calor e a receptividade do pecuarista ‘Tortugueiro’ são diferentes! Ele quer participar,  divulgar o que está sendo feito na sua fazenda, porque sabe que usa um produto de ponta, que ajuda não só na rentabilidade, mas também na sustentabilidade. E eu fico extremamente feliz pela oportunidade de poder conhecer todos esses projetos pelo Brasil. Nós visitamos o que de melhor temos na nossa pecuária”, frisa Cairo Rodrigues.

“A minha parte preferida nas gravações com certeza é conhecer pessoas e ouvir histórias. A gente ri juntos, se emociona. São muitos casos de pecuaristas que começaram do zero na atividade e conseguiram construir um negócio fantástico. De sucessão familiar, em que os filhos levam todo o amor à pecuária e à natureza que eles aprenderam com os pais. De fazendeiros que têm projetos incríveis, colaborando com a comunidade local e preservando o meio ambiente. São realmente histórias fantásticas que eu conheço e tento passar para quem assiste da maneira mais fiel e bonita possível”, relembra o jornalista.

E anuncia que vem novidade por aí: “Em breve, nós vamos gravar também em fazendas no Paraguai e no Uruguai. É o NT alcançando novos territórios! Estou ansioso para conhecer e mostrar no Noticiário o trabalho feito pelos clientes da dsm-firmenich na América Latina”, finaliza Cairo Rodrigues.

Ferramenta excelente para os clientes e o time de vendas

“Gostaria de passar um feedback sobre a visita em que acompanhamos a equipe do Noticiário Tortuga ao Vale do Araguaia. Observei o entusiasmo do cliente entrevistado e de toda a sua equipe da fazenda, pois puderam perceber a importância real da nossa parceria. Temos muito prazer de mostrar o trabalho de nossos clientes no campo, junto ao rebanho, no manejo, na gestão da propriedade. E o programa também é uma ferramenta excelente, que nos ajuda tanto comercialmente como também para apresentar os resultados de campo aos demais clientes”, elogia Ivan Melo, Supervisor de Vendas Ruminantes da dsm-firmenich em Mato Grosso.

“O NT na TV ajuda a consolidar a entrega de valor que trabalhamos no dia a dia com nossos clientes. É uma forma de prestigiar e divulgar os milhares de trabalhos produtivos que temos pelo Brasil. A experiência que tive com o pessoal do programa aqui, na Bahia, foi muito positiva e alavancou ainda mais a consolidação do relacionamento com nossos principais clientes. Durante o dia de campo do Guzerá VAR, que reuniu mais de 200 pessoas, todos ficaram de olho na movimentação da equipe, entrevistando nossos parceiros e clientes, deixando a concorrência bem incomodada rsrs. E o cliente ficou lisonjeado com o zelo que tivemos em produzir o programa direto do seu dia de campo”, complementa Bernardo Murta, Supervisor de Vendas Ruminantes dsm-firmenich no extremo sul da Bahia.

Com 15 minutos de duração, o Noticiário na TV é exibido de segunda a sexta-feira, às 7 da manhã (horário de Brasília), pelo Canal do Boi, e pode ser acompanhado pelo portal www.sba1.com e na TV pelos canais da NET (190), Claro TV (190), pelas parabólicas analógica (1.280 MHz Star One C2) e digital (DVBS Frequência de descida 3.993 MHz, Symbol Rate 12.416 Mbaud | Descida Horizontal | Satélite Star One C2). Ou, ainda, pelo YouTube da Tortuga, uma marca DSM, e nas redes sociais @tortuga.dsmfirmenich.

Leia também

plugins premium WordPress