Apoiado pela dsm-firmenich, selo comprova a aprovação na auditoria de carnes, leites, laticínios e fazendas que usam estratégias, como o Bovaer®, para diminuir as emissões de metano no processo produtivo
Verônica Lopes Schvartzaid
Gerente de Soluções de Sustentabilidade & Negócios
No dia 22 de agosto, foi lançado, no restaurante Sal Gastronomia, em São Paulo, o Selo Go Planet™, como resultado de um movimento das empresas dsm-firmenich, Carapreta, NoCarbon e FairFood. Comprometidas com uma pecuária cada vez mais sustentável, as quatro companhias enxergaram a necessidade de comunicar ao consumidor final, de maneira transparente, as boas práticas realizadas nas fazendas em relação à mitigação direta do metano. A resposta para esse desafio foi a criação de um processo de certificação independente, auditado por terceira parte, que permite às marcas de carne, leite e derivados agregarem a seus produtos o selo Go Planet™, reforçando a comunicação em relação aos seus esforços no combate às mudanças climáticas.
O selo Go Planet™ representa uma certificação de autenticidade e rastreabilidade hoje concedida pela Fair Food, a partir de um grupo de trabalho do setor agropecuário criado para fortalecer a cadeia produtiva, reconhecer boas práticas na redução de emissões de gases de efeito estufa e entregar mais transparência ao consumidor. O selo representa a aprovação de um processo de auditoria para carnes, leites, laticínios e fazendas que utilizam estratégias de redução das emissões de metano durante o processo produtivo.
Responsável por quase um terço do aquecimento global em relação aos níveis pré-industriais, o metano é o segundo mais relevante gás de efeito estufa (GEE). No Brasil, a emissão resultante da ruminação é a principal fonte direta desses gases na agropecuária, representando 65% das emissões do setor. E já existem no mercado soluções que permitem a redução direta desses índices.
No caso do selo lançado, a menor emissão do metano será verificada pela correta inclusão de aditivos redutores desse gás na dieta dos bovinos. Para ser aprovado no processo de certificação, é necessário atender a uma série de requisitos, como a suplementação por um período mínimo, além da rastreabilidade e do correto monitoramento dos animais que o utilizam, passando por um acompanhamento periódico e sistematizado. Fora da porteira, a indústria que processa o leite e a carne oriundos de fazendas certificadas também precisa comprovar controles de produções e rastreabilidade.
A marca de carnes Carapreta e a produtora de leites e derivados carbono neutro NoCarbon são as primeiras a aderirem à certificação e terão o selo estampado nas embalagens de seus produtos. Para atingirem os níveis exigidos pela certificação, as empresas já certificadas fizeram uso do Bovaer®, uma das soluções habilitadas pelo Go Planet™ para a redução das emissões de metano pelos bovinos. O suplemento alimentar para ruminantes, desenvolvido pela dsm-firmenich possibilita a redução média de 30% na emissão de metano entérica do gado leiteiro e, em média, 45% das emissões do mesmo gás em gado de corte – comprovada por mais de 60 estudos científicos publicados ao redor do mundo.
Henrique Fogaça, reconhecido chef brasileiro e jurado do programa MasterChef, foi escolhido para ajudar a divulgar essa mensagem para o consumidor final através das mídias sociais. Em seu Instagram, ele conta como esse selo verifica a redução de emissões. Ainda, o restaurante Sal Grastronomia, do qual ele é chef e proprietário, conta agora no menu com um prato especial feito com carne certificada pelo selo Go Planet™.
O objetivo do grupo de trabalho responsável pelo selo é aumentar o número de parceiros e marcas certificadas, em busca da pulverização das práticas de redução de emissões na cadeia de proteína animal.