Mylene Abud
Em um movimento estratégico que destaca a relevância do estado mineiro para o Agro Brasil, a dsm-firmenich inaugurou, no dia 17 de outubro, uma nova fábrica no município de Sete Lagoas, situado a 72 quilômetros de distância da capital, Belo Horizonte. Com capacidade instalada para produzir 100 mil toneladas por ano de suplementos para saúde e nutrição animal, a planta proporcionará à companhia estar ainda mais perto de seus clientes e parceiros, fortalecendo seu compromisso com a agilidade no atendimento e a eficiência logística.
Com 40 mil metros quadrados de área total e 12 mil metros quadrados de área construída, a planta atenderá à crescente demanda de clientes e pecuaristas de Minas Gerais e dos demais estados da região Sudeste, com perspectivas de expansão para o Centro-Oeste e Nordeste até o final de 2025. Além de garantir o adequado manejo nutricional do rebanho mineiro e nacional, a nova unidade contribuirá para o estímulo econômico da região.
A escolha da cidade de Sete Lagoas não se deu por acaso. Com cerca de 9,5 bilhões de litros anuais, Minas Gerais é o maior produtor de leite do país, responsável por 27% do total nacional. É, ainda, o segundo maior produtor de carne brasileiro, com um rebanho de 23 milhões de cabeças.
“O agronegócio mineiro vem crescendo dois dígitos a cada ano, é uma verdadeira potência no setor. E esta unidade nos aproximará ainda mais dos nossos clientes e parceiros estratégicos, permitindo entregar, com agilidade, soluções inovadoras que trazem nutrição e saúde integral ao rebanho e, com isso, garantindo maior produtividade e impacto positivo para toda a cadeia alimentícia”, afirma Mauricio Adade, presidente da dsm-firmenich para a América Latina.
Para Luiz Fernando Magalhães, presidente de Nutrição e Saúde Animal da dsm-firmenich para a América Latina, a nova unidade reforça o compromisso da companhia com a inovação, a saúde animal e o futuro do agronegócio no Brasil, que passa pela Pecuária de Precisão, abordagem que combina o conhecimento de especialistas, a nutrição personalizada e a tecnologia para monitorar cada etapa do ciclo produtivo. “Estamos liderando essa transformação ao lado dos nossos clientes, ajudando fazendas de corte e de leite a alcançar maior produtividade, saúde e sustentabilidade. Utilizamos o que há de mais avançado em nutrição, tecnologia, inteligência artificial e consultoria, por meio de inovações já reconhecidas pelos produtores, como FarmTell®, Sustell™ e a Lore, Inteligência Artificial, entre outras ferramentas, desenvolvidas ao longo de mais de um século de atuação”, ressalta.
A cerimônia de inauguração contou a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema; Fredrik Hjelmqvist, COO de Operação Comercial e Suprimentos, e Andres Collazo, líder global de Fabricação de Premix e Aditivos, da dsm-firmenich; entre outras autoridades, colaboradores, clientes e parceiros da companhia.
Moderna e sustentável
Patricia Preto, diretora de Operações da dsm-firmenich para a América Latina, destaca que a nova planta foi projetada tendo a sustentabilidade como princípio fundamental, valor inerente ao DNA da empresa. “Os resíduos são tratados por meio de um sistema de compostagem, evitando o descarte em aterros, e a energia utilizada nos processos é renovável”, exemplifica. “Junto à unidade de Sete Lagoas, todas as nossas fábricas – em Pecém (CE), Barra do Garças (MT), Mairinque, Hortolândia, Jaguaré e Brotas (produção de vitaminas para nutrição animal), no estado de São Paulo – estão alinhadas com as metas climáticas da companhia, que visam reduzir suas emissões de gases de efeito estufa para zero até 2045”, informa.
Outro destaque da fábrica de Sete Lagoas, segundo a executiva, é o sistema de rastreabilidade por código de barras, que vai desde o recebimento dos caminhões até a entrega dos produtos. “Esse sistema moderno, além de garantir qualidade e segurança, também proporciona agilidade nos processos”, observa.
Para Vanessa Porto, diretora de Pecuária de Precisão para a América Latina, a fábrica de Sete Lagoas representa muito mais do que uma nova planta industrial. “Estratégica e cuidadosamente posicionada no maior polo da pecuária leiteira, esta unidade será o coração da nossa linha de nutrição de precisão, desenvolvida para atender aos negócios e clientes da tríade, que se beneficiam do nosso portfólio nutricional e das soluções digitais, associados à nossa consultoria especializada”, salienta.
“O pecuarista é o melhor economista da face da Terra e sabe exatamente o que um produto pode oferecer em termos de diferencial em sustentabilidade e produtividade. Com a pecuária de precisão, trazemos, além dos produtos, a tecnologia. A leitura de dados em tempo real e a inteligência artificial, com a Lore, permitem que os produtores obtenham os melhores resultados”, afirma Mauricio Adade.
“Estamos assumindo um compromisso com o futuro. Esta fábrica tem como foco atender à pecuária de precisão, com base no tripé digitalização, com coleta e leitura de dados que facilitam o gerenciamento do negócio por meio da plataforma FarmTell™ e da IA Lore; consultoria, que analisa dados e indica as melhores soluções; e produtos nutricionais personalizados, para atender às demandas e necessidades dos pecuaristas”, finaliza Luiz Fernando Magalhães.