COP 30: Embrapa Lança Documento para Provar que Pecuária Tropical é Parte da Solução Climática

Pela primeira vez na história de uma Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), o agronegócio ganhou um espaço dedicado. Na COP 30, em Belém do Pará, a Embrapa criou a Agrizone, um ambiente para debater tecnologias que aumentam a produtividade e diminuem a emissão de carbono.

Neste cenário, a Embrapa também lançou um Documento de Posicionamento Estratégico da Pecuária, que busca qualificar o debate e garantir que as métricas globais representem a realidade da agricultura e pecuária tropical brasileira.

A coordenadora do grupo de trabalho, Mariana Aragão, explica ao Noticiário Tortuga que o principal objetivo é trazer evidências científicas que mostram como a pecuária evoluiu e como ela pode ser parte da solução para as mudanças climáticas. O documento enfatiza que a sustentabilidade vai além da tecnologia, dependendo de fatores como: viabilidade econômica, ambiente acolhedor e economia circular.

A iniciativa da Embrapa busca fornecer aos negociadores dados robustos para que as metodologias internacionais considerem a pecuária a pasto e afirma o potencial brasileiro de liderar soluções sustentáveis para a produção agropecuária. O espaço reuniu conhecimentos que continuam a orientar decisões estratégicas, ampliando o protagonismo do Brasil no debate global sobre o futuro do agro.O Documento de Posicionamento Estratégico está disponível para download no site da Embrapa, em português e inglês.

Assista à entrevista completa no vídeo abaixo:

Leia também