Alexandre Bombardelli de Melo
Médico Veterinário – Gerente de Contas – dsm-firmenich
Márcio Essert
Representante Comercial dsm-firmenich
A história da Cabanha Ribeirão Bonito, situada em Reserva do Iguaçu, próximo ao município de Guarapuava, na região centro-sul do estado do Paraná, começou há 20 anos. Em uma conversa com o médico-veterinário Carlos Álvaro Gonçalves, gerente e responsável técnico da propriedade, o Dr. Roland Jung, proprietário da fazenda, disse que gostaria de presentear seu filho, Arison Jung, com um cavalo crioulo. E convidou o amigo para irem juntos a Esteio, durante a Expointer – feira agropecuária realizada anualmente naquele município – para comprar um exemplar da raça crioula.
Na viagem, acabaram adquirindo três éguas e perceberam que uma delas tinha um grande potencial para correr provas. “Então, resolvemos deixar esse animal para fazer um ciclo de provas funcionais e trouxemos duas éguas para pôr em cria. Assim, iniciamos a criação de cavalos crioulos: com duas matrizes e uma correndo prova”, conta o Dr. Carlos. A partir desse momento, o jovem Arison e o Dr. Carlos passaram a acompanhar as provas e adquirir mais animais, dentre eles o primeiro garanhão Acalanto de Santa Angélica, Terceiro Melhor Macho da Expointer.
Mesmo com os desafios que foram surgindo pelo caminho, com a boa vontade do sr. Roland e os conhecimentos técnicos do Dr. Carlos, a propriedade seguiu investindo na criação. Após 10 anos, o médico-veterinário passou a trabalhar exclusivamente na Cabanha, ficando responsável pelo melhoramento genético e manejo dos animais.
Nutrição para Melhorar o Desempenho da Tropa
Para o pastejo dos animais, foi escolhida a cultivar Aruana (Panicum maximum). No entanto, essa decisão trouxe um grande desafio, uma vez que essa forrageira apresenta altos níveis de ácido oxálico. Esse composto tem grande afinidade pelo cálcio, formando complexos insolúveis com esse mineral e tornando-o indisponível na dieta dos animais. A deficiência de cálcio pode desencadear uma síndrome conhecida como hiperparatireoidismo nutricional secundário, que leva ao desenvolvimento de osteodistrofia fibrosa — popularmente chamada de “cara inchada”.
Na época, a Tortuga® havia lançado no mercado o Kromium® suplemento mineral para equinos, que possui na sua formulação o cálcio no formato de Carboaminofosfoquelato de Cálcio, que mantém a molécula estável sem interação com o ácido oxálico. Nesse momento, teve início a parceria duradoura
entre a Cabanha Ribeirão Bonito e a Tortuga®. “O produto trouxe uma estabilidade aos animais que estavam acometidos com a síndrome e proporcionou a melhoria no desempenho reprodutivo e no desenvolvimento dos animais”, fala o Dr. Carlos.
A fazenda tem como aptidão a produção agrícola em grande escala. Nesse contexto, o médico-veterinário soube aproveitar toda a estrutura disponível para melhorar a qualidade do solo e produzir volumoso de excelente qualidade. Com um planejamento forrageiro bem estruturado, durante o verão os animais são mantidos em pastagens de milheto (Pennisetum glaucum) e capim-papuã (Urochloa plantaginea). No inverno, a pastagem utilizada é o azevém (Lolium multiflorum). Ainda assim, havia um desafio a ser superado durante o período de entressafra outono/inverno/primavera.
Surge a ideia de cultivar a Alfafa (Medicago sativa) em pré-secado ou corte verde e, atualmente, a fazenda conta com 2,5 ha. No verão, são feitos cortes mensais com 18 a 20 toneladas de pré-secado com 22% de proteína bruta e, no inverno, os cortes são a cada 45 dias, com produção média de 8 a 10 toneladas. “Essa produção melhorou muito a condição corporal de todas as categorias”, enfatiza o Dr. Carlos.
Esse pré-secado de Alfafa é utilizado para animais a campo, éguas de cria e potros, e, nas cocheiras, para garanhões e animais em preparo para remate ou provas. Segundo o Dr. Carlos, a Cabanha nunca perdeu um animal com cólica, o que mostra o acerto no manejo e na nutrição.
O melhoramento genético, alicerçado com a boa nutrição, trouxe grandes resultados nas provas morfológicas e funcionais. Atualmente, a Cabanha é tetracampeã da 7ª região do estado do Paraná da Copa Morfológica da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos). Em 2024, ficou em 2º lugar no ranking nacional da ABCCC na Expointer.
A fazenda estabilizou em 40 matrizes, com um remate anual, geralmente em parceria com outra cabanha. Neste ano, fará um leilão virtual, tendo como destaque alguns animais que tiveram sucesso nas exposições da raça: Hulk do Ribeirão Bonito, Que Bueno do Ribeirão Bonito – TE e Segredo do Ribeirão Bonito, dentre tantos outros.
O Dr. Carlos reforça que o mineral Kromium® vem desempenhando um importante papel na boa nutrição e saúde da manada, principalmente para as éguas de cria, garanhões e potros em crescimento. Abaixo algumas fotos dos animais e da nutrição da Cabanha.