Este é um assunto importante nos dias de hoje para o negócio rural, ao lado da dificuldade de manter os jovens no campo e nas propriedades familiares
Mariana Trombetta
Account Manager – ANH Ruminants LATAM
Um dos pilares do Projeto Pecuária Delas, da dsm-firmenich, é aumentar a visibilidade das mulheres em toda a cadeia do setor e mostrar o impacto positivo do trabalho feito por elas, sobre o que de fato elas vivenciam da porteira para dentro.
E novamente, com muita alegria, trazemos mais um exemplo de protagonismo e liderança feminina nas fazendas, mostrando a força das mulheres do Agro Brasil afora. Nesta edição, temos a honra de contar a história da Lucilene Signorini.
Natural de Água Boa/MT e atualmente morando no município mato-grossense de Canarana, Lucilene tem 26 anos e é a mais nova de uma família de quatro irmãos. Mulher de força e coragem, foi a única filha que ficou na fazenda. Como ela própria diz, a paixão pela terra sempre esteve presente em sua vida. Desde muito pequena, costumava ir para a lavoura na companhia do irmão para ajudar a família, que trabalha com lavoura e pecuária.
Mesmo formada em Ciências Contábeis, o amor pelo Agro bateu mais forte, para a alegria de seu pai, o “seu” Sabino, que fala com muito orgulho da escolha da filha. Ele conta que a pecuária ganhou um espaço maior na fazenda quando Lucilene resolveu ficar por lá para ajudá-lo. A partir daí, o que era paixão começou a ser também um negócio a mais para a família.
“Seu” Sabino lembra que sempre deixou Lucilene fazer as coisas com liberdade. As decisões são tomadas juntas e ela também cuida da parte administrativa da fazenda.
Atualmente, todo o trabalho de regulagem, manutenção, plantio e colheita são feitos por ela. Sim, é a Lucilene que opera as máquinas agrícolas da fazenda e, também, quem cuida do manejo com o gado.
Realmente, essa é uma trajetória de muita luta. O que para muitos ainda é um trabalho extremamente masculino, Lucilene faz com maestria. Mas são essas histórias reais que nos inspiram e encorajam a fazer sempre mais e melhor.
Na pecuária, a Lu, como é chamada, destaca seu amor pelo rebanho. A fazenda trabalha com sistema de cria e recria, utilizando o tradicional Fosbovi 20 há mais de 20 anos. “O produto foi passado de pai para filha e sempre conseguimos ver valor no seu uso. Em time que está ganhando, não se mexe”, ensina ela, que compra os produtos da Tortuga, uma marca dsm-firmenich, nas revendas parceiras na região, sempre com condições especiais.
Sobre a lida do dia a dia, ela relata não ter muitas dificuldades. “Faço o que tem que ser feito”, afirma, agradecendo a confiança depositada nela pelo pai. E deixa um recado: “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence os obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. Mulheres, sejam protagonistas das suas histórias, até porque lugar de mulher é onde ela quiser”.
Esta é mais uma história que faz parte da pecuária nacional. Mais uma mulher que luta todos os dias e se orgulha da sua profissão, deixando o Pecuária Delas ainda mais forte.
Obrigada, Lucilene e família, pela confiança!
A sucessão desta fazenda está com certeza em boas mãos. Mãos que lutam todos os dias para produzir alimentos de qualidade. Uma inspiração para todas nós, as mulheres do Agro!